Por Rondoniadinamica
Publicada em 26/08/2019 às 15h53
O Facebook anunciou em junho deste ano o lançamento da Libra, uma nova moeda virtual prevista para 2020. De acordo com os representantes da maior rede social do mundo e a Associação Libra, a criptomoeda poderá ser utilizada em transferências, pagamentos e transações online de maneira simples, segura e sem cobrança de taxas. Estimativas apontam que a moeda atenda 31% da população mundial adulta, que não possui conta em instituição financeira ou dinheiro móvel.
Essa é uma forte investida do Facebook no mercado de criptomoedas, que parece crescer cada vez mais em investimentos e popularidade. A Bitcoin, por exemplo, principal moeda digital do mercado atualmente, continua a ganhar força em todo o mundo e atrair novos usuários, que passam a realizar transações de maneira segura, o que costuma ser antecedido pela análise de corretoras de Bitcoin confiáveis, etapa fundamental para o sucesso dos investimentos realizados com a moeda digital.
Com a Libra, a Bitcoin ganhará mais um concorrente de peso, o que pode movimentar ainda mais o nicho e, para que você possa a conhecer melhor a criptomoeda do Facebook, apresentamos abaixo as principais informações sobre ela.
A Libra
A Libra é uma moeda digital global. Espera-se que ela possa ser utilizada para suprir necessidades diárias dos usuários, sendo gerenciada dentro da Rede Libra, um ecossistema financeiro com tecnologia blockchain. Diferente do que ocorrer com outras criptomoedas populares, a Libra terá um valor estável, isso graças a uma reserva ativa criada e mantida pelas empresas que fazem parte da associação Libra.
Inicialmente, a moeda será utilizada para transferências entre os usuários por meio de seus celulares e, mais tarde, o serviço será expandido também para empresas, permitindo o pagamento de contas. Desde seu anúncio, a moeda já levantou diversas polêmicas, tendo sido alvo de questionamentos no Congresso dos Estados Unidos mais de uma vez.
O nome da nova criptomoeda remete à unidade romana de medidas de peso, funcionando ainda como uma referência à palavra francesa “libre”, que significa “livre”. Sua unidade será representada por um caractere formado por três ondas paralelas: ≋.
Funcionamento
A Libra poderá ser comprada com uma moeda nacional já existente, como o real ou o dólar, sendo armazenada em uma carteira virtual ou na Calibra. Os usuários, então, poderão gastar o dinheiro assim como fazem com qualquer outra moeda convencional por meio de transações online, sem qualquer taxa adicional. Além disso, a transações realizadas com a Libra poderão estar ligadas a um pseudônimo, não sendo necessário o nome verdadeiro do comprador.
Associação Libra
A Associação Libra foi criada pelo Facebook em conjunto com outros 27 parceiros. Sem possuir fins lucrativos, foi desenvolvida para supervisionar a Libra e a sua evolução. Dentre os parceiros envolvidos com o projeto, estão empresas da capital de risco, organizações sem fins lucrativos, empresas de criptografia e grandes multinacional de finanças, tecnologia e telecomunicações, a exemplo da Uber, Spotify, Visa, Mastercard e PayPal.
A cidade de Genebra, na Suíça, foi escolhida como a sede da Associação. As decisões serão feitas por meio de votação contendo um representante de cada empresa. Cada membro da Associação também já se comprometeu a aceitar a Libra como pagamento e, até mesmo, oferecer descontos e vantagens especiais aos clientes que a utilizarem em suas compras e transações.
A Calibra
A Calibra é uma carteira virtual desenvolvida pelo Facebook. Nela, os usuários poderão gerenciar as transações que realizarem com a Libra. Inicialmente, a carteira virtual poderá ser acessada por meio do Messenger e do WhatsApp e, mais tarde, contará com um aplicativo próprio. O objetivo é que os usuários possam enviar dinheiro pelos seus celulares da mesma maneira que enviam uma mensagem ou foto.
Como obter a Libra?
Após seu lançamento, quando se espera que as preocupações que cercam a moeda já tenham sido sanadas, será possível comprar ou sacar a Libra online ou em pontos de troca físicos.