Por Rondoniadinamica
Publicada em 16/08/2019 às 15h48
O advogado é um profissional que pode trabalhar em vários lugares diferentes: no escritório, no fórum, em casa, em um espaço de coworking. As atividades que ele desenvolve permitem essa flexibilidade, especialmente com a crescente digitalização dos processos; mas para tal, ele precisa contar com ferramentas que facilitem essa dinâmica de trabalho. Uma delas é o software jurídico.
Trata-se de um sistema informatizado desenvolvido para automatizar as tarefas de um escritório de advocacia, permitindo ganhos importantes de produtividade e qualidade. E, quando esse sistema pode ser acessado de qualquer computador ou dispositivo, ele facilita ainda mais o trabalho remoto do advogado.
Atendimento ao cliente
Com o uso de um software jurídico – que centraliza todas as informações sobre clientes e processos, e possibilita o seu acesso a partir de qualquer computador ou aparelho móvel – o advogado tem tranquilidade prestar atendimento aos clientes fora do escritório. Aliás, esse pode ser um benefício importante para os próprios clientes, já que o atendimento ágil e conveniente melhora a experiência com o escritório.
Registro das atividades
Se o faturamento do escritório depende das atividades desenvolvidas (especificamente para aqueles que trabalham com billing por hora), o registro dessas atividades é essencial e não pode ficar para depois. Com o acesso ao software jurídico, o registro pode ser feito imediatamente após a execução de cada tarefa, independentemente de onde o advogado esteja.
Acompanhamento do trabalho da equipe
O advogado que é gestor não precisa se preocupar apenas com suas próprias atividades, mas também com as atividades de toda a sua equipe. Por meio de um software para advogados, esse acompanhamento pode ser feito sem que ele precise estar na mesma sala que seus colaboradores. Pelo sistema, é possível delegar as tarefas e verificar o andamento das mesmas via smartphone ou tablet.
Controle de prazos
Um dos elementos-chave no trabalho de um advogado é o respeito aos prazos processuais. Por isso, o controle de prazos não pode falhar. Se essa gestão é feito em meio físico, por exemplo, ele precisa ter o arquivo em mãos o tempo todo, o que pode acabar prejudicando o trabalho remoto. Porém, com o software jurídico, essa questão deixa de ser um problema, pois o próprio sistema calcula, controla e notifica sobre os prazos de todos os processos em andamento. Tudo pode ser acessado de forma simples, via internet.
Gestão financeira
Quando chega a hora de fazer o fechamento financeiro, emitir faturas e cobrar os pagamentos, o software jurídico também ajuda a manter a flexibilidade do trabalho remoto. Como as informações estarão no sistema, é possível fazer a gestão financeira de qualquer lugar. E esse não é o único benefício; com a automação, os erros financeiros são mais facilmente evitáveis.
Os recursos de um bom software jurídico facilitam o trabalho remoto e permitem que o advogado adote um estilo de vida mais flexível, sem colocar em risco a produtividade e qualidade das suas atividades profissionais. Para aproveitar essa possibilidade, é preciso escolher um sistema completo, descomplicado e confiável para adotar no escritório.