Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 25/10/2019 às 14h39
Solidariedade – O ex-governador e presidente do Sebrae-RO, Daniel Pereira assumiu recentemente a presidência regional do Solidariedade (SD) em Rondônia e já organiza o partido na capital e no interior. Daniel foi deputado estadual, vice-governador, governador e agora está na presidência do Sebrae no Estado. Durante anos Daniel presidiu o maior sindicato do Estado, o dos servidores federais (Sindsef) e tem amplo trânsito junto a lideranças políticas e sindicais do Estado e tem como meta no SD disputar a prefeitura de Porto Velho e na maioria dos municípios no próximo ano.
Prefeitura – O SD já tem como certo disputar a Prefeitura de Porto Velho, tendo como candidato de ponta Daniel Pereira e também em Ariquemes, onde o ex-deputado estadual Tiziu Jidalias formata ampla aliança visando as eleições de 2020. Várias lideranças estaduais já estão alinhadas a Daniel Pereira e seu grupo visando as eleições de outubro do próximo ano, como o médico e ex-diretor dos hospitais João Paulo II e o de Base em governos anteriores, Amado Rahal quem tem uma ampla folha de bons serviços à comunidade. Amado disse que não será candidato em 2020, apesar de convidado, mas que irá “ajudar os amigos”.
Vereador – O programa Repórter Cidadão é um aliado permanente da população de Porto Velho, que acompanha pela TV Cultura, Canal 25, todos os sábados a partir das 14h sob o comando de Francisco Ferreira Neto, mais conhecido como Lima Neto. Além de jornalista ele também preside há 13 anos a Associação dos Moradores do Jardim Eldorado. Filiado ao PRB, Lima Neto está sendo pressionado a disputar as eleições do próximo ano, numa composição com outros partidos como candidato a vice-prefeito, ou a vereador. Lima Neto diz que é cedo para se falar em política, mas não descarta que estará na disputa em outubro do próximo ano. Falta definir o cargo.
Prefeitos – O PSDB de Rondônia não está caminhando coeso e é possível notar que há um ”racha” dentro do partido. A deputada federal Mariana Carvalho é presidente do diretório regional, mas o ex-senador Expedito Júnior, que dirigiu os tucanos durante anos no Estado não estaria satisfeito com sua situação de coadjuvante. Há quem aposte que a maior liderança do partido, hoje, o presidente da Assembleia Legislativa (Ale) Laerte Gomes estaria de saída do PSDB. Ele á pré-candidato com enorme poder de sucesso a prefeito de Ji-Paraná em 2020. Fala-se que ele iria para o SD, presidido no Estado pelo presidente do Sebrae-RO e ex-governador, Daniel Pereira, mas há controvérsias.
Prefeitos II – Daniel tem nos seus planos disputar a prefeitura da capital, como já citamos acima e, uma parceria com Laerte não estaria descartada, porque ambos têm chances de conquistarem as prefeituras dos dois maiores colégios eleitorais do Estado. Não seria um porto seguro para Laerte, liderança política emergente no Estado ser subordinado num partido, como ocorre no PSDB, onde ele deveria ter espaço bem maior. O caminho é “fechar” com algum partido identificado com suas propostas e carente de um líder estadual e ditar normas, não receber. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
Respigo
Quem marcou presença na manhã de hoje (25) na Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale) foi o vereador de Porto Velho, Márcio de Oliveira (MDB). Prestigiou a solenidade de entrega de leite em pó a dezenas de entidades beneficentes cadastradas na EL +++ A escola, braço educacional da Ale oferece dezenas de cursos aos servidores públicos da Casa de Leis, aos demais poderes, câmara de vereadores, prefeituras, superintendências, autarquias e superintendências municipais, estaduais e federais +++ Os cursos na escola que tem como diretor Fábio Ribeiro, oferece inúmeros cursos, que são gratuitos. Na inscrição o aluno é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g ao Banco de Leite da escola e total arrecadados a cada mês é distribuído de forma equitativa a entidades beneficentes que atendam crianças acima de um ano e idoso +++ Há quem defenda que Márcio, pela sua juventude, mas experiente poderia alçar voos mais altos na política. Inclusive uma candidatura do MDB a prefeito de Porto Velho em 2020 +++ O deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC-Ariquemes) busca um novo partido. Há dias manteve contato com o senador Acir Gurgacz, que dirige PDT e manteve negociações para presidir o partido em Ariquemes.