Por Redação
Publicada em 21/11/2019 às 08h56
O mercado digital cresceu muito nos últimos anos e junto com ele, o acesso a plataformas online por pessoas mal-intencionadas. Isso reflete na importância de proteger o seu e-commerce contra fraudes.
Você, que possui uma loja online, deve se atentar aos perigos que a internet oferece ao seu negócio. Tenha em mente que os ataques online não apenas tiram seus lucros, como espantam seus clientes. Afinal, ninguém quer correr o risco de ter seus dados roubados.
E para fugir de ameaças virtuais e proteger o seu tráfego web privado da espionagem e interferências, selecionamos aqui algumas dicas. Saiba como lidar com as principais ameaças, protegendo o seu e-commerce!
Como proteger o seu e-commerce de cibercrime
Não importa o tipo de plataforma que você tenha, existem pessoas com interesses ilícitos por todo lugar. Porém, existem formas de dificultar a invasão de criminosos online.
Para isso, você precisa contar com um bom cadeado de segurança em seu site, bem como adotar medidas de proteção. Confira abaixo algumas formas de proteger o seu e-commerce de invasões!
1. Conte com um bom SSL
Seu site precisa contar com uma criptografia SSL, pois ela embaralha as informações divulgadas entre a sua loja e o cliente. Dessa forma, o seu site estará protegido de pessoas mal-intencionadas. Mas atenção! Conte com empresas renomadas nesse tipo de serviço.
2. Adquira uma VPN
Para um e-commerce seguro, você pode contar com serviço de VPN. Ela permite a comunicação em seu site de forma segura para todo o seu negócio, deixando seus dados seguros na internet. Além disso, vendedores, gerentes, representantes e demais funcionários poderão realizar conexões por meio da VPN, de forma segura, independente do lugar que estejam. As VPNs permitem que a sua empresa se conecte a centrais de análise de crédito, plataformas de pagamento, software de ERP a centro de distribuição externo, entre outros, de forma segura.
3. Atente-se a possíveis desconfigurações
Percebeu um ícone diferente e que você não solicitou na página? Encontrou alguma desconfiguração? Fique sempre atento à estrutura do seu site para identificar problemas logo no início, de forma a não prejudicar sua página. O ideal é contar com o auxílio de um especialista para proteger o seu e-commerce de pessoas mal-intencionadas.
4. Tenha serviço de blindagem de sites
Este tipo de serviço analisará, frequentemente, a segurança do seu site, fazendo correções de vulnerabilidade. Por meio dele, o seu site estará protegido constantemente, já que ele faz um scan completo de manutenção de segurança. Contar com a blindagem para seu e-commerce é minimizar riscos de invasões, prevenindo seu site de ser hackeado e oferecendo maior segurança aos seus clientes.
5. Exija uso de senhas fortes
Para realizar o cadastro em seu site, exija que os clientes usem senhas fortes, com números e letras. Informe-os sobre a importância de aumentar a segurança de seus dados online, de forma que possam comprar seguros. Assim, eles não vão ver essa regra como incômodo e sim, como segurança.
6. Utilize ferramentas para detectar Phishing de e-mail
O Phishing é uma modalidade que utiliza o recurso de anúncios por e-mail em que, ao serem clicados, redirecionam os usuários a uma página com malware. Além disso, existem formas em que o usuário só precisa clicar em qualquer item do e-mail para ter um malware instalado. Para evitar tal problema, conte com antivírus eficiente e com a instalação de uma VPN para proteger seus dados.
7. Bloqueie determinada quantidade de transações recusadas
Para evitar que fraudadores utilizem software malicioso para utilizar diferentes números de cartão de crédito até acertar e finalizar uma compra, limite a tentativa de informação dos dados do cartão. Ao ultrapassar o limite, o seu site deve bloquear o consumidor, temporariamente.
8. Proteja seus servidores
Criminosos fazem de tudo para conseguir invadir os sistemas, de forma a roubar dados. Não é incomum empresas sofrerem com sequestro em servidores, ou seja, ter dados sequestrados e os invasores solicitarem resgate em dinheiro. Basta uma pequena brecha para que os cibercriminosos tenha acesso a todos os arquivos e fontes do seu sistema. Para evitar esse ataque, conte com um firewall eficaz.
9. Fuja de Malvertising
Com a intenção de espalhar um malware na internet, o Malvertising aparece em forma de spam, sendo um tipo de anúncio publicitário. Se o seu site sofrer esse tipo de ataque, dificilmente você perceberá. Isso porque ele é bem similar aos anúncios legítimos. Porém, esse tipo de malware redireciona os usuários para sites que tem como objetivo, infectar os dispositivos. Com isso, seu e-commerce perderá credibilidade, bem como terá prejuízo financeiro. Isso porque se ele efetuar uma compra com cartão de crédito ou informar dados bancários, ao solicitar estorno, o prejuízo será do seu e-commerce.
10. Obstrua o DDoS
Também conhecida como DoS attack, trata-se de um ataque de navegação de serviço, em que os recursos de um determinado sistema pode ficar indisponíveis para os usuários. Por meio dela, os cibercriminosos invadem e impedem que usuários acessem o seu e-commerce. Com isso, seus clientes podem perder a confiança em sua empresa. Para evitar esse tipo de ataque, conte com proteções contra o DDoS.
11. Conte com uma empresa especializada
Contar com uma empresa especializada em segurança digital é essencial para manter a segurança do seu e-commerce. Saiba que os cibercriminosos são pessoas experientes em golpes online e possuem muito conhecimento em tecnologia. Então, é bastante recomendado contar com uma empresa especializada para combater esses ataques.
Então, se você possui um e-commerce ou pretende ter, não deixe de colocar essas dicas em prática.