Por Redação
Publicada em 26/11/2019 às 16h27
Egan Bernal, vencedor do Tour de France deste ano, a principal corrida do ciclismo mundial, segue fazendo história. Após anos e anos de treinamento utilizando, por exemplo, bike spinning, o colombiano de 22 anos voltou ao país natal não só campeão da competição, mas também para ajudar seu povo.
Nas últimas semanas, equipes de televisão colombianas flagraram uma imagem chocante para os espectadores: em várias cidades, adolescentes e muitas crianças foram vistas revirando sacos e montanhas de lixo com o objetivo de encontrar comida.
Segundo dados do Instituto Colombiano de Bem-Estar e Familia, quase mil crianças e adolescentes viviam na rua em todo país no ano de 2017. Esse número, dois anos após a contagem, pode ser ainda maior.
Ainda de acordo com o órgão, a maioria das crianças e adolescentes que viviam na rua foram vítimas de violência domiciliar e tem entre 12 e 17 anos, representando 667 casos.
Essa situação fez com que o ciclista e sua namorada, Xiomara Guerrero, publicassem uma mensagem no Instragram solicitando que as autoridades colombianas avaliassem de quem maneira eles poderiam ajudar.
"Colombia, minha namorada e eu não temos deixo de pensar nas imagens das crianças comendo lixo em nosso país. Queremos saber realmente como está a situação aí e vamos ajudar", publicou o ciclista.
A mensagem do ciclista colombiano causou a reação de centenas de pessoas, que aplaudiram a intenção do atleta. Alguns comentários, no entanto, pediram para que o ciclista atuasse por conta própria, sem o auxílio do governo ou de instituições.
Egan Arley Bernal Gómez nasceu em 13 de janeiro de 1997, em Bogotá, mas cresceu no distrito de Zipaquirá, próximo da capital.
Ele começou no ciclismo BMX aos oito anos, apesar da resistência de seu pai, Germán Bernal, que era ciclista de estrada.
Em 2013, venceu o Campeonato Júnior Pan-Americano de MTB e o Campeonato Latino-Americano. Em 2014, conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Ciclismo de Montanha, na categoria júnior.
Em 2016, ele decidiu mudar para o ciclismo de estrada. Seu primeiro time foi Androni Giocattoli-Sidermec, da Itália, com quem venceu o Bihor Tour (Romênia), o Sibiu Tour 2017 e o Tour de l'Avenir 2017.
Depois, ele venceu a corrida Colômbia Ouro e Paz 2018, o California Tour 2018, o Paris-Nice 2019 e o Tour Suíça 2019.