Por Alerta Rondônia
Publicada em 31/12/2019 às 08h13
A Guarnição da Polícia Militarer fora acionada pela Central de Operações, para se deslocarem à Rua Garça no Jardim das Palmeiras em Ariquemes, pois elementos armados teriam invadido uma residência.
A guarnição da Força Tática deslocou-se até o local, onde os Policiais se depararam com os assaltantes: Nicolas O. V., 25 anos, na varanda da residência com uma arma em punho, e Pablo D. R., 23 anos, dentro da residência com a família rendida.
Foi dada ordem para o meliante soltar a arma e se entregar, mas o mesmo correu para o interior da residência e apontou a arma em direção aos Policiais para efetuar disparos, momento em que os PMs efetuaram um tiro de advertência, ato contínuo o meliante tomou um membro da família como refém, colocando a arma de fogo em sua cabeça ameaçando disparar. Os Policiais Sgt. PM Cleilton, Aluno a Sgt. PM Ribeiro, CB PM Ideam e Soldado PM Marcos Santos, mantiveram a calma e ficaram frente a frente com os elementos. Quando os Policiais viram as crianças, abaixaram as armas e ficaram expostos, mas mantiveram a calma e iniciaram um diálogo.
De imediato foram acionados os negociadores Tem. PM Braga e 3º Sgt. PM C. Almeida, porém enquanto estes não chegavam, os Policiais Sgt. PM Cleilton, Aluno Sgt. PM Ribeiro, Cabo PM Ideam e Soldado PM Marcos Santos, foram conversando com os agentes, onde foi possível acalmá-los para que não fizessem nada contra os reféns.
Os agentes pediram a presença da imprensa e também de familiares, com a promessa de se entregarem e libertarem os reféns, onde eles mesmos, de dentro da residência telefonaram para familiares que posteriormente foram ao local.
O conduzido Nicolas apontava a arma o tempo todo para a cabeça do refém, mesmo com os pedido para que não o fizesse, já Pablo ficou vigiando o tempo todo o restante dos familiares.
Com o apoio do Tático 02 e de todas as guarnições de serviço, e após a chegada ao local dos negociadores, e após ser relatado aos meliantes que a equipe da reportagem estava registrando tudo, e que os familiares deles já estavam no local, foi possível convencer os agentes a se entregarem.
Primeiramente o conduzido Pablo saiu com as mãos para cima e foi algemado, posteriormente o conduzido Nicolas saiu apontando a arma para o refém, e a deixou em cima de uma mesa por orientação do negociador, onde colocou as mãos para cima e foi rendido e algemado.
Foi encontrado com os agente somente uma arma de fogo tipo revólver calibre .22, sem marca aparente, contendo o total de sete munições, sendo duas com marcas de tentativa de percussão, porém não deflagradas, e cinco intactas.
Ao conversar com as vítimas, estas nos relataram que estavam saindo de casa, quando os agentes chegaram em uma motocicleta e que foram rendidas pelos bandidos na frente da residência, fazendo-os entrarem novamente. Dentro da casa os marginais os ameaçavam pedindo dinheiro. Nicolas O. V., 25 anos e Pablo D. R., 23 anos, foram entregues na UNISP para as providências cabíveis.