Por Redação / Com informações da Revista Época / GUILHERME AMADO
Publicada em 09/11/2020 às 15h03
O novo reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) poderá ser definido nesta terça-feira (10), pelo presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido). Nesta segunda-feira (09) é data prevista para o Ministério da Educação (MEC) encaminhar os nomes da lista tríplice para o chefe do Palácio do Planalto.
Participaram da eleição 44 conselheiros. E o resultado final da votação foi o seguinte: Marcele Regina Pereira, 28 votos; Cintia Cristina Moraes Mota, 07 votos; Luís Fernando Novoa Garzon, 06 votos, que passam a fazer parte da lista tríplice, que será encaminhada MEC.
O Planalto receberá as listas tríplices com nomes da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Rondônia (Unir).
As nomeações devem ser oficializadas em até duas semanas.
Contrariando a tradição de governos anteriores, Bolsonaro já escolheu vária vezes o segundo ou o terceiro da lista, definida em eleição universitária.
O caso mais recente foi nesta quinta-feira, quando nomeou o terceiro colocado para comandar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Márcia Abrahão, reeleita para a reitoria da UnB, foi endossada a Bolsonaro pelos onze parlamentares do Distrito Federal, em um documento enviado ao Planalto.