Publicada em 28/12/2022 às 14h54
Com certeza seus avós ou até seus pais já indicaram a você alguma receita de chá para combater algum mal-estar, não é mesmo? Esta é uma tradição passada há anos de geração em geração. Mas, contextualizamos o motivo! Nos primórdios da humanidade, a medicina que conhecemos hoje não existia, tudo era usado com base nos conhecimentos sobre plantas e ervas das civilizações. Assim, até os dias atuais o uso de muitos dos chás que eram usados, ainda são populares. Separamos algumas receitas que possuem ação anti-inflamatória para você comprar chá no atacado. Confira!
Chá de gengibre, limão e alho
Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, este chá é ideal para dias de outono ou inverno, tendo em vista, que com todas as composições e a presença de vitamina C, torna-se ideal para combater sintomas de gripe ou até mesmo resfriado. Também contribui para minimização da ação e duração de inflamações, fortalecendo o sistema imunológico!
Ingredientes e modo de preparo
3 dentes de alho (cortados ao meio);
1/2 xícara de suco de limão;
Meia colher de chá de gengibre em pó (pode-se optar pela raiz também);
3 xícaras de água mineral;
Mel para adoçar;
Modo de preparo: ferva a água junto ao alho, retire do fogo e inclua o restante dos ingredientes. Por fim, coe a bebida antes de servir.
*O consumo em excesso deste chá requer atenção especial por pessoas que usam anticoagulantes e grávidas, por isso, atenção!
Chá-verde
Estudos mostram os inúmeros benefícios deste chá, dentro deles, a ação de fortalecer o sistema imunológico, combatendo a inflamação. É muito comum a ingestão da bebida por pessoas em crises de sinusite, dor de garganta ou para controle da pressão arterial. Este chá precisa ser usado moderadamente ou sob orientação médica, tendo em vista, que o excesso desta planta, pode prejudicar o fígado!
Ingredientes e modo de preparo
1 sachê de chá-verde (pode-se optar pelas folhas da planta também);
1 xícara de água mineral (aquecida);
Modo de preparo: ferva em água mineral, o sachê ou as folhas por até no máximo 10 minutos. Por fim, coe e adoce como desejar!
*Sabendo haver cafeína em sua composição, deve-se ter atenção ao ingeri-lo a noite! Gestantes, crianças e demais pessoas com doenças crônicas ou preexistentes, devem sempre consultar o médico antes de ingerir.
Chás no atacado: macela e própolis
Os componentes deste chá, quando unidos, tornam-se um ótimo anti-inflamatório natural, proporcionando o efeito analgésico e até mesmo antibacteriano. Neste contexto, o seu uso é excelente para contribuir com o alívio de inflamações nos dentes ou nas gengivas, assim auxilia no combate a dores nestes locais!
Ingredientes e modo de preparo
2 colheres de folhas secas da planta macela;
30 gotas de extratos de própolis;
1 litro de água mineral;
Em uma panela grande, adicione 1 litro de água, junto as folhas de macela e ferva por até 5 minutos. Após esta etapa retire do fogo, quando estiver morno adicione a própolis.
*Este chá não deve ser ingerido, deve ser usado apenas para bochecho por alguns instantes!