Publicada em 30/01/2023 às 13h33
Governador – Em várias eleições o empresário Kazan Roriz, da Fox Pneus, tentou entrar na disputa por cargos eletivos em Rondônia. Nessas ocasiões chegou a montar grupos de trabalho para assessorá-lo, mas antes das convenções partidárias abriu mão de sua intenção. Agora um dos assuntos mais comentados nos bastidores da política é que ele estará presente, nas próximas eleições (gerais e municipais) de 2024 e 2026, respectivamente. Para isso já estaria se preparando politicamente, porque economicamente não tem problemas, reunindo um grupo de lideranças das mais destacadas do segmento. Desde que ficou sem o Partido Ecológico Nacional (PEN), hoje Patriota, Roriz estava afastado do sistema político-partidária.
Governador II – As eleições gerais, quando serão reeleitos e eleitos o presidente da República, governadores, dois dos três senadores de cada Estado e do Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais estão distantes (2026), mas as municipais (2024) não. Os comentários mais recentes sobre Roriz na política é que ele está disposto a concorrer a uma das 23 vagas (hoje são 21, mas a partir de 2025 teremos mais duas). Pessoas mais ligadas ao empresário garantem que o projeto é bem ousado: eleger o maior número de vereadores e prefeitos, inclusive da capital em outubro do próximo ano e buscar o governo do Estado em 2026. Para isso já teria a parceria de um prefeito-reeleito em 2020 de Rondônia. Quem viver verá...
Magoados – Um grupo de comissionados exonerados, pela Casa Civil, que não foi renomeado incluindo policiais militares, religiosos e técnicos de outras áreas, que apostaram o trabalho na campanha do governador Marcos Rocha, compondo mais de 200 pessoas prepara um documento para anunciar em grupo o ingresso em massa em um partido político, de olho nas eleições para prefeito e vereadores em 2024. A insatisfação incubada entre os comissionados que foram relegados corre em silêncio de Cabixi a Extrema. Uma ótima oportunidade, através do voto, de os ex-servidores demonstrarem se sempre foram realmente parceiros ou dependentes do contracheque.
Bovinocultura – Notícias publicadas na coluna “Campo & Lavoura” veiculada semanalmente no RONDONIA DINÂMICA, produzidas pelo jornalista José Luiz Alves, abordaram no final de semana a crise no consumo e comercialização da carne no Sul do País, e revelam um cenário, que pode abrir porteiras para negócios importantes na área de vendas deste produto no Estado de Rondônia. Com entrevistas e depoimentos de pecuaristas e figuras ligadas ao agronegócio, fica evidente que, apesar da crise no setor, sem tomar conhecimento da situação da bovinocultura nos estados vizinhos, a posição de Rondônia ainda é privilegiada, apesar do alto custo da carne no mercado regional.
Trânsito – Um dos problemas do prefeito de Porto Velho, Hildon chaves (UB), que está no segundo mandato é o confuso, desorganizado e violento trânsito da capital. Esta semana foi publicado no “Dário Oficial” do município a nomeação do deputado estadual Anderson Pereira (PRB-PVH), que concorreu a uma das oito vagas à Câmara Federal em outubro último, foi bem votado (18.303 votos), mas não se elegeu. Deixou de se reeleger sem dificuldades para buscar uma vaga no Congresso Nacional, mas não conseguiu para “pilotar” a Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran. Não sabemos se Anderson tem conhecimentos profundos sobre o setor, mas como sempre foi um parlamentar organizado e coerente certamente terá uma equipe eficiente, para que consiga nos menos de dois anos da administração Hildon Chaves, realizar o que não foi feito nos mais de 6 anos na Semtran.
Trânsito - Porto Velho é uma cidade com cerca de 600 mil habitantes. O trânsito no centro e nas zonas Leste e Sul, as mais movimentadas já tiveram o sistema de estacionamento regulamentado, que não teve solução de continuidade devido a problemas com a empresa, que tinha a gestão do setor, isso no segundo mandato do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). As placas de sinalização continuam onde foram colocadas, o que demonstra a eficiência do material, mas estacionar no centro de Porto Velho e ao longo das avenidas Jatuarana e Amador dos Reis, zonas Sul e Leste, respectivamente é um ato hercúleo. Anderson assumirá na quarta-feira (1º) e todos fazem votos que realmente esteja munido de um projeto ousado, de fácil aplicação e, acima de tudo, viável. Em tempo: botar os “cabeças de tapioca”, como são conhecidos os agentes de trânsito para trabalhar na orientação e organização do trânsito é fundamental para a eficiência da gestão. Inclusive reativar o convênio com a Polícia Militar seria ótimo.
Respigo
No próximo sábado (4) a Liga das Escolas de Samba do Estado de Rondônia-Lieser estará oferecendo a Feijoada com Samba e Carnaval a partir das 12h. O Grupo Velha Guarda & Convidados animará o evento +++ Mais informações e reservas pelo telefone (69) 9.9268.4850. A feijoada ocorrerá na sede da OAB, na rua Rio de Janeiro, bairro Lagoinha em Porto Velho +++ O legislativo estadual está em regime de ponto facultativo. É que na quarta-feira (1º) assumirão os deputados da nova legislatura (11ª), reeleitos e eleitos em outubro último +++ Hoje (30) e amanhã (31) está sendo ministrada Oficina na Escola do Legislativo, que é mantida pelos deputados, das 8h às 12h sobre o Sistema do Processo Eletrônico (e-TCDF), por Daniel Benvindo de Carvalho. A Oficina é destinada a deputados, chefes de gabinete e assessores dos deputados +++ O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (PRB-Ariquemes), reeleito para mais um mandato, usou a tribuna da Casa do Povo na última semana, para agradecer o apoio que obteve de parlamentares e assessores durante os dois anos de mandato presidencial. "Fizemos uma gestão participativa, junto com os demais deputados. A palavra que tenho é gratidão", disse ele.