Publicada em 02/02/2023 às 14h26
BR 364 – A nova bancada federal (deputados e senadores) de Rondônia foi empossada na quarta-feira (1º). Na Câmara Federal, três deputados conseguiram se reeleger e cinco são novos. No Congresso Nacional, Rondônia tem três senadores, mas nas eleições de outubro um foi eleito, Jaime Bagattoli-PL), os outros dois tem mais 4 anos de mandatos. Aproveitamos para cobrar ações relacionadas a situação do “Corredor da Morte”, a BR 364, no trecho entre Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700 quilômetros. para que seja restaurada e não somente passar por recuperação ou manutenção como diz matéria da Secom (Comunicação) do governo do Estado distribuída à imprensa regional. O trecho tem movimento de cerca de 2,5 mil carretas, bitrens e treminhões em períodos de safras de grãos (soja e milho) de parte do Mato Grosso e de Rondônia, a maioria exportada pelo porto graneleiro do rio Madeira, em Porto Velho. Rondônia tem clima diferenciado, por isso há somente verão (seca quando pouco chove durante seis meses) e inverno (chuvas durante o mesmo período).
BR 364 II – A mais importante rodovia federal em Rondônia precisa de restauração no trecho, não os tapa-buracos e recapeamento de alguns trechos, que somente estufam todos os anos os cofres das empreiteiras. A 364 foi construída na década de 80, por isso seu alicerce não tem condições de suportar a demanda de veículos pesados e de passeios de hoje. Os treminhões de hoje transportam 50, 60 toneladas, bem diferente do período em que a BR foi inaugurada. Outro problema, que deve ser resolvido e não “empurrado” pela barriga, como vem ocorrendo. Além da restauração o trecho Porto Velho-Vilhena deve ser duplicado, pois viajar, hoje, pela 364 é correr risco permanente de acidentes, e, devido ao enorme movimento as ultrapassagens ficam quase que impossíveis, perigosas. Portanto é fundamental, que a bancada federal exija de o governo federal, a restauração da BR 364, e a duplicação, como obra paralela. Ou o “Corredor da Morte” continuará matando pessoas e enlutando famílias.
Assembleia – A política estadual esteve concentrada no dia de ontem (1º) em Porto Velho, devido à posse dos deputados reeleitos e eleitos em outubro último. A bancada com 24 deputados foi renovada em mais 60% nas eleições gerais de 2022. O interior continua dominando e tem a maioria dos deputados, 18 dos 24 parlamentares, mas o deputado eleito para comandar a Mesa Diretora para o primeiro biênio (23/25) é de Porto Velho, o jovem e ascendente na política regional, Marcelo Cruz, que preside o Patriota no Estado. Cruz já passou pela câmara de vereadores de Porto Velho, onde iniciou sua carreira político-partidária. Desde a administração do ex-presidente Hermínio Coelho, na época no PT, a Casa do Povo não tinha um presidente da capital. E Marcelo também é o segundo portovelhense a assumir a presidência da Ale-RO. O primeiro foi Oswaldo Piana, que também foi governador do Estado.
Assembleia II – A sessão de posse dos parlamentares estaduais da nova legislatura (11ª), que teve início na quarta-feira (1º), realizada na Talismã 21 foi bastante cansativa. O início da sessão estava marcado para às 14h, mas teve início, após às 15h30. Além de todo o ritual de juramento, credenciamento digital, discursos, também foram eleitas as Mesas Diretoras para os biênios 2023/25 e 2025/27. Para o primeiro biênio foram eleitos os deputados Marcelo Cruz (Patriota-PVH), presidente, tendo como vice Jean Oliveira (MDB-PVH), e 1º secretário Cirone Deiró (UB-Cacoal). Para o segundo Alex Redano (PRB -Ariquemes) na presidência, vice Affonso Cândido (PL/Ji-Paraná) e na 1ª secretaria, Alan Queiroz (Podemos-PVH).
Ji-Paraná – A única deputada (estadual e federal) eleita pelo PT nas eleições de outubro último foi a ex-vereadora de Ji-Paraná, Cláudia de Jesus, filha do ex-deputado federal Anselmo de Jesus Ela recebeu 8.845 votos e representa o partido. O PT e o MDB, já foram os mais importantes partidos do País, porém, PT, enfrenta crise desde a cassação de a ex-presidente da República, Dilma Rousseff em agosto de 2016. O PT retorna forte em nível de Brasil, com a eleição de Lula da Silva presidente e se prepara para a retomada do seu devido lugar na política nacional e regional. Claudia é uma jovem política, mas demonstrou estar muito bem preparada para o cargo que assumiu. Respondeu com muita coerência e competência, quando seu partido foi criticado por um parlamentar na solenidade de posse.
Respigo
Já é possível notar uma maior movimentação da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran de Porto Velho. Talvez seja pela posse do novo titular, ex-deputado estadual Anderson Pereira, que concorreu à Câmara Federal, foi muito bem votado (18.303 votos), mas não se elegeu +++ Desde terça-feira (1º) as primeiras horas da manhã (7h) é possível notar na subesquina das ruas Elias Gorayeb e Duque de Caxias agentes de transito, visíveis e não escondidos, utilizando cones e a viatura com o giroflex ligado fiscalizando o trânsito +++ Se a operação for mantida e ampliada para outros locais de grande movimento nos horários de pico, certamente teremos um trânsito menos violento e organizado. E certamente os motoqueiros-malucos, não confundir com motociclistas, que ultrapassam pela direita, não respeitam semáforos nem placas de sinalização e circulam em velocidade excessiva serão contidos +++ O trânsito ficará bem mais fluente, menos perigoso e aliviará a carga excessiva de motoqueiros acidentados e internados no Pronto Socorro João Paulo II. Também cobramos do secretário Anderson a regulamentação de estacionamento na área central e nas zonas Sul e Leste +++ O governador Marcos Rocha (UB) e a primeira dama Luana Rocha estiveram prestigiando a posse dos deputados e eleições das mesas diretoras da Ale-RO (1º e 2º biênios). O prefeito Hildon Chaves (UB) também marcou presença +++ E tinha motivo especial: a primeira dama do município foi empossada deputada com a segunda maior votação do Estado: 24.667 votos.