Publicada em 23/03/2023 às 14h02
Agronegócio – Proposta do deputado delegado Rodrigo Camargo (PRB-Ariquemes), para criação de uma frente parlamentar de Defesa do Agronegócio e da Propriedade Privada, no âmbito da Assembleia Legislativa (Ale). A Frente terá como objetivo firmar parcerias com organizações não governamentais e com órgãos e entidades públicas e privadas fomentando uma somatória de forças para poder fazer um enfrentamento à violência no campo, que é crescente e preocupante. Oportuna a preocupação do deputado Delegado Camargo, pois o agronegócio, principal força motora da economia nacional sofre com invasões de propriedades. A Frente terá 4 parlamentares e será presidida pelo deputado proponente do projeto.
Segurança – A situação de violência e criminalidade não ocorre somente nas cidades, no perímetro urbano dos municípios, mas também no campo, onde propriedades produtivas são invadidas e os proprietários expulsos ou mortos pelos marginais do campo. As reuniões da Frente serão públicas e abertas às entidades representativas ligadas ao tema. Todas as ações terão a publicidade necessária, inclusive com publicação de relatórios. ““A criação desta frente parlamentar, como o próprio nome diz, é a defesa do setor que movimenta a economia de Rondônia e do Brasil. É garantir que as ações do estado cheguem onde realmente devem chegar, que é lá no produtor rural”, disse o deputado Delegado Camargo.
Ônibus – A utilização de um ônibus pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) em suas visitas aos municípios não é novidade, mas chama a atenção, porque as pessoas se sentem prestigiadas pelo seu deputado. Muita gente vota e nunca viu o candidato, somente por fotografia, na TV, sites ou redes sociais. O “Gabinete Itinerante” não é novidade. O ex-deputado (estadual e federal) Léo Moraes, que também foi vereador em Porto Velho, já utilizava um micro-ônibus para percorrer a capital (cidade e área rural) com o chamado “Gabinete Externo”, que todos os deputados poderiam implantar, pois tinha legalidade legislativa para isso. Hoje Redano percorre o Estado com o “Gabinete Itinerante” mantendo contato com lideranças e com a população em geral, para saber “in loco” o que está ocorrendo nos municípios para poder melhor reivindicar e cobrar com conhecimento de causa. Certamente o resultado virá nas urnas em 2026...
Ex-deputado – Quem esteve na Assembleia Legislativa (Ale) na tarde de ontem (22) foi o ex-deputado federal, Anselmo de Jesus, uma das lideranças do PT em Rondônia. Anselmo também já foi secretário de Estado da Agricultura e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) Ele reside em Ji-Paraná, onde sua filha já foi vereadora e hoje é deputada estadual iniciando o mandato em fevereiro deste ano. Na passagem pela Ale/RO, Anselmo esteve prestigiando reunião da Comissão de Agricultura, presidida pelo deputado Luís (do Hospital) Schincaglia (MDB-Jaru) com representantes da Aprosoja e Idaron para tratar do prazo do vazio sanitário.
Ji-Paraná – O ex-deputado é uma das fortes lideranças do PT em Rondônia e tem sempre seu nome citado como pré-candidato a prefeito de Ji-Paraná, para as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano. Questionado pelo colunista, Anselmo disse que não será candidato a prefeito, mas que certamente o partido terá candidato para concorrer à sucessão municipal. Hoje, além de Anselmo, o PT de Ji-Paraná tem a deputada Cláudia como nome expressivo para disputar a prefeitura, mas é a única representante do partido na Assembleia Legislativa e terá missão das mais hercúleas, que será ajudar a eleger o maior número de prefeitos e vereadores em 2024. Como está no primeiro mandato de deputada também será muito arriscado entrar na disputa da prefeitura da sua cidade onde foi secretária da Agricultura.
Respigo
A informação é do ex (vice-governador e deputado estadual), Airton Gurgacz. Rondônia terá 4 vezes mais orçamento para as rodovias neste ano +++ Anúncio foi feito durante audiência pública em Brasília. Estarão disponíveis R$ 325,8 milhões para manutenção de rodovias federais no Estado +++ A Bancada Federal de Rondônia deve se unir a do Acre e trabalhar para que a BR 364 seja restaurada desde a base, que não suporta o tráfego atual, intenso e pesado, e não apenas recuperadas com o tapa-buracos, que somente lucra as empreiteiras todos os anos. O trecho de Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700 quilômetros deve e precisa ser recuperado e duplicado +++ Em períodos de safra de grãos (soja e milho) em Rondônia e parte do Mato Grosso, exportam pelo porto graneleiro de Porto Velho no rio Madeira, por isso o movimento médio é de 2,5 mil veículos/dia no trecho da BR 364. Já passou da hora de se promover um movimento encabeçado pelos políticos da área federal, para que o trecho até Vilhena seja inclusive duplicado.