Publicada em 02/03/2023 às 14h22
Prefeito – A ascensão política do deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota-PVH) reeleito em 2022 com (18.798 votos) é notória. Seu nome é sempre citado entre os possíveis candidatos a prefeito de Porto Velho, e não é por acaso. O convite do presidente do diretório regional do MDB, deputado federal Lúcio Mosquini, esta semana, para Marcelo Cruz se filiar ao partido e ser o candidato da sigla a prefeito da capital nas eleições de outubro do próximo, ano consolida os comentários nos bastidores da política. O presidente Marcelo já foi vereador em Porto Velho, está no segundo mandado de deputado estadual e ocupa pela primeira vez o cargo máximo do legislativo estadual. São as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de 2024 movimentando os bastidores da política.
Prefeito II – Além de outras lideranças políticas em ascensão no Estado, como os ex-presidentes da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (PRB-Ariquemes), Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), que conseguiu a maior votação de um parlamentar estadual em Rondônia desde a primeira legislatura com 25.603 votos nas eleições de 2022; Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé), Cirone Deiró (UB-Cacoal), os 13 novos deputados estaduais, que se elegeram em 2022 também estão em condições de concorrer a prefeito em seus municípios. Deputado de primeiro mandato que disputar a sucessão municipal certamente terá dificuldades para convencer o eleitorado para uma candidatura a prefeito, porque não terá cumprido nem 50% do mandato para o qual foi eleito nas eleições de outubro último. Como estarão em início de mandato, dificilmente entrarão na disputa sucessória municipal, mas certamente darão apoio a lideranças nos seus municípios.
Jorge Teixeira – Na coluna de terça-feira (28) publicamos que o prefeito (Gilmar Tomaz-PP), secretários e vereadores de Governador Jorge Teixeira tiveram aprovado pelo legislativo municipal um aumento salarial em torno de 44%. Seriam favorecidos prefeito, vice, secretários e vereadores. Erramos, mas em parte. O aumento foi aprovado, sim, pelos vereadores, mas não para os “nobres pares”, que ficaram de fora da grana extra bancada pelo prefeito Gilmar. E a votação foi equilibrada. Votaram a favor os vereadores Zico Motora (PP), Juninho do Ventura (PRB), Tico Patroleiro (PRB), Jerbão da Colina Verde (eleito pelo DEM, mas sem partido) e Antônio Marcos Cavalcante, o Paçoca do PRB. Contra foram Jaime da Sucam (PRB), Noélia dos Santos (eleita pelo DEM, mas sem partido), Jean do Beto (MDB) e Valdo do Raimundo (PP).
Candidato – Já que o assunto é sobre o município de Governador Jorge Teixeira o vereador mais bem votado nas eleições de 2020, que somou 417 votos, Jaime Manfré de Matos, o Jaime da Sucam, do PRB está se preparando para concorrer a prefeito nas eleições de 2023. Adiantou que estará participando das eleições municipais em outubro do próximo como candidato à sucessão municipal. Vereador atuante e com vários mandatos, Jaime esteve na última semana em Porto Velho para tratar de vários assuntos políticos de interesse do município, mas garantiu, que em 2024 irá disputar a prefeitura. “Temos projetos identificados com a realidade do nosso município e voltados para os interesses da população, seja da cidade ou do campo”, argumentou Jaime.
Eleições – Interessante as pessoas se surpreenderem quando se aborda na mídia regional assuntos como as eleições municipais do próximo ano. Estamos a 19 meses de um novo embate eleitoral para os eleitores escolherem, através do voto direto os novos prefeitos e vereadores. As convenções eleitorais para escolha dos candidatos serão realizadas seis meses antes. Até as convenções os candidatos devem estar filiados a partidos políticos para poder concorrer nas eleições de outubro do próximo ano. Portanto faltam pouco mais de um ano para que os candidatos estejam regularizados perante a Justiça Eleitoral. Quem pretende concorrer tem que ganhar tempo e ajustar suas bases eleitorais, pois quem chega primeiro bebe água limpa...
Respigo
O governo de Rondônia já está ultimando os preparativos para a Rondônia Rural Show (RRS), que ocorrerá no período de 22 a 27 de maio próximo, no Centro Tecnológico Vandeci Rach, em Ji-Paraná. Na mostra de 2022 foram comercializados mais de R$ 2 bilhões com expectativa de ser superado este ano +++ A RRS mobiliza, agrícola, comercial e socialmente a maioria dos municípios da região central, polarizada por Ji-Paraná. Faltam mais de dois meses e meio para a realização do evento, mas já são enormes as dificuldades para se conseguir alojamentos, inclusive nas cidades da região +++ Interessante a ideia da área de comunicação do Tribunal de Justiça de Rondônia, que está completando 40 anos. Está sendo distribuída às pessoas um impresso, para que elas escrevam uma frase que será lida daqui a 40 anos, ou seja, em 2062 +++ Deixamos uma mensagem para ser lida na época. Mas o sonho mesmo seria poder abrir e lê-la na data prevista...