Publicada em 03/03/2023 às 14h29
Saúde – Na reunião desta semana na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ale), o deputado Luizinho Goebel (PSC-Vilhena) abordou assunto da maior importância, que é o sistema de saúde pública do Estado. E citou exemplos, negativos, como as construções dos hospitais regionais de Ariquemes e Guajará-Mirim, paralisadas há anos, o mesmo ocorrendo com o Heuro em Porto Velho. Segundo Goebel, é necessário “debater pautas, não pessoas”, principalmente na área de saúde, onde estão em jogo vidas humanas. O deputado alertou o governo do Estado, que as obras do hospital Heuro, de Porto Velho devem ser reiniciadas e concluídas, assim como dos hospitais regionais de Guajará-Mirim e Ariquemes, que estão abandonadas.
Saúde II – O deputado Luizinho, disse que, além da retomada das obras em Ariquemes, Guajará-Mirim e Porto Velho, é necessário construir hospitais regionais em Ji-Paraná e Vilhena. Citou que o Hospital Regional de Cacoal só foi concluído graças as compensações das usinas de Jirau e Santo Antônio, construídas no rio Madeira em Porto Velho, e o oncológico de Cacoal, tendo a frente o padre Franco Vialetto, ex-prefeito do município. Goebel usou uma palavra muito dura, impactante, mas que espelha a realidade do sistema de boa parte de o público dependente do atendimento da saúde do Estado. “As pessoas que precisam de tratamento de saúde não podem ser ‘estocadas’ e reconheceu, que durante 4 anos presidiu a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, (ele está no quinto mandato de deputado estadual,) na legislatura anterior (10ª), mas não conseguiu amenizar a situação junto ao governo do Estado.
CNH – Durante o período de pandemia o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ampliou o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habitação (CNH), que era de 30 dias, após o vencimento. No dia 2 de janeiro nova resolução foi publicada pelo Contran retornando o prazo anterior, de um mês, após o vencimento. Mas a resolução anterior, durante a pandemia, está em vigor até o último mês de 2022. Confira os prazos. A CNH vencida até dezembro tem prazo do período de pandemia mantido, ou seja: julho/22, 31 de março/23; agosto/22, 30 de abri/23; setembro/22, 31 de maio/23; outubro/22, 30 junho/23; novembro/22, 31 de julho/23 e dezembro/22, 31 de agosto/23. As com vencimentos a partir de janeiro deste ano o prazo é de 30 dias, após. CNH vencida a partir de janeiro deste ano o prazo de renovação é de 30 dias, como era antes da pandemia.
Eleições – Nos bastidores da política muito se questiona sobre o grande número de pessoas em condições de concorrer à sucessão municipal de Porto Velho, nas eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano. O número é maior, mas temos no mínimo dez políticos, todos atuantes, bons de votos e em condições de concorrer à sucessão do prefeito Hildon Chaves (UB), que foi reeleito em 2020. E o que muito se questiona é sobre o posicionamento de Chaves nas eleições de 2024. Ele foi eleito (2016) e reeleito em 2020 pelo PSDB, partido que era presidido no Estado pela ex-deputada federal Mariana Carvalho. Nas eleições de 2022, Mariana concorreu ao Senado, não conseguiu se eleger, mas estava filiada ao PRB.
Eleições II – Nas eleições de outubro último, o vice-prefeito de Hildon era o irmão de Mariana, Maurício Carvalho, que renunciou, porque se elegeu deputado federal pelo União Brasil (UB). Para as eleições de 2022, Hildon se filiou ao UB, que é presidido no Estado pelo governador Marcos Rocha, e foi decisivo no segundo turno para a vitória de Rocha. Hildon tem compromisso com os Carvalho (Mariana e Maurício) e certamente apoiará a ex-deputada federal, que ficou sem mandato e está no grupo de favoritos na sucessão municipal da capital. Rocha tem no mínimo dois nomes, que pretendem concorrer a prefeito, o deputado federal Fernando Máximo e o vice-governador Sérgio Gonçalves, ambos do seu partido, sempre citados como prováveis candidatos a governar Porto Velho. Fica uma pergunta de difícil resposta: Rocha e Hildon permanecerão parceiros em 2024?
Respigo
Daqui a um mês (3 de abril) será inaugurado o Hospital de Reabilitação do Estado, o Dream da Amazônia, construído em parceria com recursos de emendas da deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) e do Hospital de Amor em Porto Velho. A inauguração será às 9h na área do Hospital de Amor na BR 364, km 15 +++ Faleceu na manhã de hoje (3) a mãe do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (PRB-Ariquemes), a senhora Nercia Redani Alves, 84 anos, de causas naturais. Nossos sentimentos ao ilustre parlamentar, extensivos à Família +++ A situação caótica do trânsito em Porto Velho, problema que se agrava nos momentos de pico carece de atenção especial da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran. Além de o enorme movimento a agressividade de boa parte dos motoristas, abusos de motociclistas contribuem para agravar o problema +++ Anderson está somente há mês no cargo, mas a situação permanece. As filas duplas, triplas, quádruplas em frente a determinados colégios na área central da capital continuam sem que o problema seja solucionado, ou amenizado.