Publicada em 18/04/2023 às 14h23
Segurança – O governo do Estado instalou em Porto Velho e nas cidades de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena, dentro do programa Cidade Segura da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) totens de monitoramento eletrônico. Em caso da necessidade de ação da polícia, a pessoa aciona a central, através de um botão e passa a sua mensagem. O deputado estadual delegado Lucas Torres (PRB-Ariquemes) solicitou à Sesdec e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a instalação de totens de monitoramento em frente das escolas da capital e no interior, porque é “um sistema inovador, que utiliza tecnologia de ponta. A população dessas cidades com monitoramento eletrônico tem se sentido mais segura. Acredito que a presença dos totens nas proximidades das escolas vai contribuir de forma imediata e preventiva ao crime, levando segurança à população, às famílias, aos alunos”, argumentou o deputado Lucas Torres.
Itinerante – Desde a segunda-feira (17) está sendo realizado o Governo Itinerante na região do Vale do Guaporé, nos municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e São Miguel do Guaporé. Em Costa Marques foi inaugurada pelo governador Marcos Rocha (UB) e a secretária de Ação Social, Luana Rocha, o novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Hoje (18) a equipe de governo está em São Francisco do Guaporé. Na passagem pelos municípios, são tratados assuntos como saúde, educação, cultura, estradas rurais e assistência social, onde são desenvolvidos projetos como o “Prato Fácil”, refeições a R$ 2; “Mulher Protegida”, “Mamãe Cheguei” (mulheres grávidas), “Crescendo Bem” (R$ 100 mensais destinados a crianças de 0 a 3 anos ou de 0 a 6 anos com deficiência), “Rondônia Cidadã”, expedição de documentos em determinados municípios em finais de semana.
Itinerante II – A deputada Gislaine Lebrinha (UB), de São Francisco, disse que o trabalho itinerante do governo do Estado “é a oportunidade de destravar questões urgentes em todas as áreas nestes municípios”, argumentou a parlamentar, que participou de reunião com Davi Inácio, da superintendente da Sepat (Regularização Fundiária) e representantes da Associação de Chacareiros visando otimizar a emissão de títulos das propriedades rurais em Costa Marques. Na mesma ocasião ocorreu reunião com empresários, lideranças regionais e vereadores, que apresentaram uma série de reivindicações ao governo do Estado com apoio da deputada Lebrinha.
Saúde – Várias pessoas que precisaram de atendimento na UPA da Zona Sul, em Porto Velho no domingo (16) reclamaram. Principalmente de uma senhora que parecia que estava fazendo um favor e não a sua obrigação. Seria importante, que o prefeito Hildon Chaves (UB), acionasse a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini, para que situações como a citada, que é comum na UPA Zona Sul não ocorra novamente, pois o servidor tem que, no mínimo, tratar as pessoas, que já chegam debilitadas e precisam de atendimento sejam tratadas como se fossem objetos e não seres humanos. Outro problema é que nem os remédios básicos estavam disponíveis, ou, mais uma vez, foi negligência da “servidora”.
Solidariedade – O Solidariedade tem nova diretoria em Rondônia com a ascensão de Mirlene Cruz da Silva, para a presidência regional. A nova comandante do partido no Estado é irmã do presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Patriota-PVH), que foi reeleito em 2022 com mais de 18.700 votos. A missão de Mirlene Cruz é eleger o maior número de prefeitos e vereadores nas eleições municipais de outubro do próximo ano. Mirlene adiantou, que a meta é eleger em torno de 40 vereadores e dez prefeitos, que seria uma boa base para as disputas eleitorais das eleições gerais de 2026, quando serão eleitos –e reeleitos– presidente da República, governadores, dois dos três senadores de cada Estado e do Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Não está descartada a filiação do deputado Marcelo Cruz, ao Solidariedade, pois há possibilidades de ele concorrer a prefeito da capital em 2024, pois tem densidade eleitoral para disputar a sucessão municipal na capital. Quem viver verá...
Respigo
A deputada estadual Taíssa Sousa (PSC/Guajará-Mirim), que é advogada, não se elegeu por acaso. Sua maneira de tratar as pessoas cativa, pela educação e simplicidade +++ Na manhã de hoje (18) Taissa esteve na Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa (Ale) e fez questão de cumprimentar a todos os profissionais da área. Gesto simples, mas de enorme repercussão social +++ Um experiente político de Ji-Paraná esteve hoje na Assembleia Legislativa (Ale), inclusive já foi detentor de mandato eletivo. Perguntado sobre as eleições a prefeito na segunda maior e mais importante cidade do Estado, ele respondeu que será difícil tirar a reeleição do prefeito Isaú Fonseca (UB).