Publicada em 04/04/2023 às 15h08
Segurança – A maioria das escolas públicas de Porto Velho, com maior volume de alunos, conta com policiais militares acompanhando as entradas e saídas dos estudantes, mas somente durante o dia. Como a violência e a criminalidade são crescentes na capital, os diretores de escolas e pais de alunos cobram das autoridades ligadas à Segurança Pública, que o trabalho ostensivo-preventivo, que é feito durante o dia, também seja executado à noite, onde o perigo de assaltos e roubos são maiores. Basta checar as estatísticas. Um colégio enorme como o João Bento, por exemplo, na Zona Sul, que foi construído no governo Valdir Raupp, para ser uma faculdade estadual, pela dimensão e volume de alunos deve e tem que ser monitorado com a presença da polícia nos horários de movimentação dos alunos.
RRS – A maior feira de negócios agrícolas da região Norte, a Rondônia Rural Show (RRS) continua mobilizando lideranças políticas, empresariais e principalmente agrícolas. No encontro do Parlamento Amazônico, que ocorreu na capital na última semana o governador Marcos Rocha (UB) fez um convite as lideranças, que participavam do Parlamento Amazônico e que representam seis Estados, além de Rondônia. A RRS será realizada no período de 22 a 27 de maio, em Ji-Paraná, no Parque Vandeci Rack. Em 2022 foram comercializados mais de R$ 2,8 bilhões e a expectativa para esse ano é ultrapassar os R$ 4 bilhões. Uma das prioridades da RRS é a tecnologia aplicada no campo.
Café – Rondônia já esteve entre os maiores produtores de café do Brasil, na década de 90. No início do governo José Bianco (1998/2002) o preço da saca de café caiu de forma assustadora e a safra de 1998/99 ficou prejudicada, porque o preço de venda da saca era inferior ao custo para comercialização. Em razão disso praticamente toda a safra de café, com previsão recorde, na época, foi erradicada e a maioria optou pela pecuária. Foi um baque muito forte na economia regional. Hoje o café está a cada ano aumentando sua área de plantio, com previsão de safra recorde este ano, graças as variedades clonais, de maior produtividade, menor custeio e a aplicação de tecnologia. A previsão da safra é de 2,9 milhões de sacas de 60 quilos, e 45,3 sacas por hectare.
BR 364 – A Semana Santa, iniciada na segunda-feira (3) devido ao feriado de Sexta-Feira Santa (7) e ponto facultativo nas repartições públicas na quinta-feira (6), a expectativa é de movimento intenso na BR 364, principalmente no conhecido “Corredor da Morte”, o trecho entre Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700 quilômetros. Na segunda-feira (3) a Política Rodoviária Federal (PRF) emitiu nota sobre a restrição do tráfego pesado no percurso, que é de pista simples, para veículos de cargas durante toda a Semana Santa e também nas demais rodovias federais de Rondônia. Veículos com 2,6m de largura e 4,40 de altura dia 6 (quinta-feira), das 16 às 22h; 19,80m de comprimento; dia 7 (sexta-feira) das 6h às 12h, e de 57 toneladas de PBTC dia 9 (domingo) das 16 às 22h. A medida visa melhorar a segurança no tráfego. Veículos com as especificações e horários citados só poderão circular com Autorização Especial de Trânsito (AET).
Mulher – A sexta edição do evento Empreende Mulher, de Ji-Paraná, realizado no Ginásio de Esportes Gerivaldão na sexta-feira (31) e 1º (sábado) organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) reuniu 220 participantes da sede e interior do município. A secretária da Semasf, Mirian Madalon, disse que “o Empreende Mulher valoriza as iniciativas femininas, e facilita o ingresso ao mercado de trabalho”. Este ano ocorreram novidades como praça de alimentação diversificada com cardápios variados, onde os visitantes tiveram mais e melhores opções, além de maior comodidade para participar do evento, que já é uma tradição no segmento em Ji-Paraná. É a mulher empreendedora ampliando espaços na sociedade.
Respigo
Quem deu uma “escorregada” na abertura do encontro do Parlamento Amazônico na última quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa (Ale), foi o governador Marcos Rocha, que preside o União Brasil em Rondônia. Ao se referir ao presidente da Ale embolou o nome do ex com o atual e lascou um “Marcelo Redano”. Ocorre que Marcelo Cruz (Patriota-PVH) é o atual presidente e Alex Redano (PR-Ariquemes), o ex, que antecedeu Marcelo +++ Em seguida corrigiu o erro. Mas ficou tudo em casa, pois Marcelo e Redano são parceiros de primeira hora de Marcos Rocha +++ O partido que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como maior líder, o PL, reuniu suas lideranças no Estado para um café da manhã, na segunda-feira (4), no Hotel Harrison, na capital. O novo presidente do partido, senador Jaime Bagattoli, que assumiu o comando regional da sigla, no lugar do senador Marcos Rogério comandou o encontro das lideranças +++ Os deputados federais Chrisóstomo Moura e Sílvia Cristina também marcaram presença. É o PL se organizando já visando as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano.