Publicada em 19/06/2023 às 15h46
O Expocom ocorre primeiramente em etapas regionais. A etapa Norte foi realizada entre os dias 14 e 16 de junho em Boa Vista, Roraima. A etapa nacional ocorrerá em setembro, em Belo Horizonte. A estudante do quinto período, Loide Gonçalves, representou o Beradeiro no Expocom, defendendo a importância do veículo para fomentar o jornalismo em Rondônia.
O Beradeiro é um jornal-laboratório em que integra as disciplinas de Design Gráfico em Jornalismo, Jornalismo Impresso e Fotojornalismo, disciplinas que são lideradas respectivamente pelos professores Carlos Guerra Júnior, Marcus Fiori e Larissa Zuim. Beradeiro conta com notícias, reportagens, fotografias e charges, sobre acontecimentos locais. Cerca de 50% do conteúdo é produzido sobre conteúdo da própria universidade, relatando questões estruturais da instituição, mas também enaltecendo as conquistas acadêmicas.
O jornal Beradeiro teve duas edições publicadas. A primeira foi impressa em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia (Sinjor). A segunda edição do jornal Beradeiro ainda não foi impressa, por questões financeiras e burocráticas.
A última edição do Beradeiro pode ser conferida exclusivamente pelo endereço https://issuu.com/beradeiro/docs/jornal_beradeiro_-_vers_o_final
Histórico
Beradeiro é um jornal planejado para ser realizado no quarto período do curso de Jornalismo, mas foi produzido por estudantes do quinto período no semestre 2022.1. Já no período 2022.2 voltou a ser produzido por estudantes do quarto período.
A produção do 2022.1 foi feita por estudantes do quinto período, por conta da pandemia do Covid-19. O jornal começou a ser idealizado no início do ano de 2022, pelo então professor de Design Gráfico em Jornalismo e Fotojornalismo, Luciano Sampaio, que faleceu em abril de 2022. O professor Carlos Guerra Júnior assumiu as disciplinas do professor em maio e deu continuidade ao trabalho, liderando a produção do Jornal Beradeiro, junto com o professor de Jornalismo Impresso Marcus Fiori. No período 2022.2, a professora Larissa Zuim assumiu a disciplina de Fotojornalismo. Com isso, foi realizado um trabalho conjunto entre os três professores, para gerar o Jornal-Laboratório.
O termo “beradeiro”, que antes era usado para definir uma pessoa brega, cafona, hoje é orgulhosamente usado pelos portovelhenses para se definir como alguém que nasceu na cidade ou se sente pertencente à terra. A expressão também já foi utilizada para designar aquele que mora na beira do rio. Em Porto Velho, especificamente à beira do Rio Madeira. No linguajar popular dos próprios beradeiros, ouvimos “beradêro”. Ou seja, que nasce em Porto Velho é beradeiro.
No processo de escolha do nome do jornal, os estudantes decidiram que queriam algo que remetesse à região, ao vocabulário popular da cidade de Porto Velho. Alguns foram sugeridos, mas o Beradeiro foi escolhido por ser um nome mais conhecido e ser comumente utilizado em expressões populares dos cidadãos. Não só por se dirigir àqueles que vivem à beira dos rios, mas também aos que nasceram na capital de Rondônia. O professor Luciano Sampaio, que iniciou o processo de criação do jornal e gostou da ideia de que o nome transmitisse os aspectos regionais, foi um grande incentivador e entusiasta do nome. De certa forma, sua manutenção servirá para manter sua memória viva no curso de Jornalismo da UNIR
A logomarca original foi perdida nos arquivos do professor, mas foi reconstruída por estudantes, através de prints da imagem original. Também houve uma manutenção das cores, vermelho e preta, decididas na paleta de cores, em uma discussão coletiva entre o professor Luciano Sampaio e o grupo de estudantes que participaram da primeira edição.
A primeira edição do Beradeiro contou com produções dos seguintes estudantes: Agner Victoria Mendes; Alana Beatriz Bentes; Alice Maria Bastos; Aline Araújo; Ana Laura Gomes; Camila Pinheiro; Cleisson Vitor Soares; Gabriele Cristine Rocha; Lídia Aciole; Marcélia Manamar; Márcia Eduarda Araújo; Midian Mascarenhas e Moára Lima.
A segunda edição do Beradeiro contou com reportagens de Ana Clara Duzanowski, Ana Maria Barboza, Andressa Vassilakis, Davi Rodrigues, Débora Costa, Emily Vitória, Fabiany Araújo, Felipe Nascimento, Giancarlos Eugênio Bento, Ian Gabriel Machado, Iasmim Dinah Queiroz, Izabela Muniz, Jainni Victória Leite, Jorge Fernando Dantas, Joshua Lacerda, Juliana Garcez, Kyara Negretti, Loide Gonçalves, Mateus Santos, Mylla Pereira, Quezia Jamily da Costa e Raimundo da Silva Oliveira.