Publicada em 21/06/2023 às 16h42
O Comando do 9º Distrito Naval homenageará o Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, com a inauguração de monumento em Porto Velho (RO), em frente à antiga Prefeitura, no próximo dia 23 de junho, às 10h.
O monumento é o terceiro na área de jurisdição do 9° Distrito Naval, que faz parte do projeto de Valorização dos Vultos Navais, coordenado pelo Comando da Marinha e conta com o apoio de importantes parceiros entre instituições públicas e privadas.
Almirante Tamandaré
Nascido em 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação do país, a exemplo de lutas pela Independência do Brasil e a Guerra do Paraguai.
Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses do Brasil sempre estiveram acima da sua própria vontade ou das suas preocupações pessoais.
Seus exemplos e virtudes servem como inspiração não somente para as atuais gerações de marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos.
Marinha do Brasil em Rondônia
A Marinha do Brasil está presente em Rondônia através da Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV) e a Agência Fluvial de Guajará-Mirim (AgGMirim). A CFPV tem como propósito contribuir para a orientação, a coordenação e o controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas no que se refere à defesa nacional, à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação nas hidrovias interiores, e à prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio na sua área de jurisdição.