Publicada em 25/07/2023 às 14h37
Um avião que atuava no combate aos incêndios florestais na Grécia sofreu uma queda de altura, colidiu contra uma encosta e explodiu nesta terça-feira (25/7). Os dois tripulantes, piloto e copiloto da Força Aérea grega, morreram no acidente.
A queda ocorreu na ilha de Evia, a nordeste da capital Atenas, e foi transmitida pela rede de televisão estatal. A emissora mostrou a aeronave voando baixo e desaparecendo em um desfiladeiro, momentos antes da explosão.
https://twitter.com/i/status/1683818472847835136
Há pelo menos uma semana, queimadas devastam o território grego em meio à onda de calor no hemisfério norte. Mais de 50 incêndios foram registrados em todo o país. As informações são da agência Al Jazeera.
Em comunicado oficial, a Força Aérea informou que a aeronave, do modelo Canadair CL-215, caiu às 14h52 no horário local (8h52 em Brasília), durante uma operação de combate a incêndios na região de Platanistos.
Uma operação de salvamento constatou que os dois tripulantes – o piloto, de 34 anos, e o copiloto, de 27 – morreram na hora.
“Foi declarado luto de três dias nas Forças Armadas pela perda de vidas, no cumprimento do dever, de oficiais da Aeronáutica e pilotos da aeronave de combate a incêndios CL-215, que operava em Evia”, informou o Ministério da Defesa em comunicado.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, declarou nesta terça (25) que o país está “em guerra” contra os incêndios florestais.