Publicada em 04/10/2023 às 11h11
Na manhã da última sexta-feira, dia 29, foi realizada a palestra Setembro Amarelo, mês dedicado à intensificação da prevenção do suicídio, no distrito de Nova Estrela, na Unidade Básica de Saúde Eni Correia.
A palestra foi ministrada pela psicóloga Vanderléia Skiezynski e contou com a participação do enfermeiro Emerson Willian, da psicopedagoga Karenyne Morgana e de profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Regina Carminato, diretora da UBS, expressou sua felicidade pela realização do evento e agradeceu a toda a sua equipe, à administração municipal, à SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) e todos os envolvidos no evento.
Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, apontam que no Brasil são registrados anualmente cerca de 14 mil casos de suicídio, o que significa uma média de 38 ocorrências por dia. No mundo, considerando os episódios subnotificados, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tirem a própria vida, todos os anos.
Sobre o Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público.