Publicada em 25/05/2024 às 11h15
A Vara do Trabalho de Colorado do Oeste (RO) abriu suas portas, na última quinta-feira (16/05), para receber alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro. Ao todo, 46 alunos participaram da visita, acompanhados pela diretora Ione Sega e equipe da escola.
Os visitantes foram recebidos pela juíza do Trabalho Andreza Soares Pinto e pelo assistente de juiz Leandro Gude da Cunha, ambos presentes de forma telepresencial, e a presencialmente a visita foi conduzida pela diretora de secretaria, Neusa Maria Lermen Ansiliero e os servidores Raimundo José da Silva e Raphaella Vasques Miotti.
Durante a visita, a diretora de secretaria contou um pouco da história da Vara, inaugurada em 2 de setembro de 1993, e explicou que sua jurisdição abrange os municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Corumbiara. Neusa também explicou a importância do concurso público como meio de ingresso para diferentes cargos públicos na Justiça do Trabalho e apresentou o quadro atual de servidores da VT, composto por quatro servidores e um oficial de justiça.
A magistrada Andreza Soares mencionou sobre a instalação da Justiça do Trabalho no Brasil e explicou a estrutura dos 24 regionais, destacando que a VT de Colorado do Oeste pertence ao Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e que atualmente conta com 32 varas do trabalho instaladas em Rondônia e Acre. Andreza também falou sobre os tipos de processos (eletrônicos e físicos) e a maneira de atuar após a pandemia, com o uso de ferramentas eletrônicas, como audiências telepresenciais, trabalho remoto e teletrabalho. Os alunos assistiram a vídeos institucionais que ilustraram essas transformações.
No encerramento, a diretora da escola, Ione Sega, agradeceu a receptividade e ressaltou a importância da visita para os alunos. “Conhecer diferentes profissões auxilia na escolha profissional e entender a rotina de um magistrado do Trabalho foi enriquecedor”, destacou. A juíza também agradeceu a presença dos alunos e da escola, reafirmando a disposição da VT em apoiar projetos educacionais e profissionais.
A iniciativa faz parte do programa de responsabilidade socioambiental do TRT-14, "Justiça do Trabalho de Portas Abertas", que visa aproximar a comunidade e as instituições de ensino da realidade do Judiciário Trabalhista, promovendo a cidadania e o conhecimento sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho.