Publicada em 01/06/2024 às 09h34
A Prefeitura de Guajará-Mirim e a Unidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão empenhados em revitalizar o tradicional Festival do Tucunaré, realizado na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Ouro Preto. Em uma reunião produtiva na manhã desta terça-feira (28), na sede do ICMBio, em Guajará-Mirim, estiveram diversas autoridades e representantes comunitários discutindo os passos necessários para trazer de volta este importante evento cultural e turístico.
Estiveram presentes na reunião o reitor do Campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Jorge Vassilakis Gabriel Cestari Vilardi, o secretário da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Semcet), Arlison Batista, e a chefe de gabinete, Sanmara Lacerda. Além deles, representantes das comunidades extrativistas e o analista ambiental do ICMBio, Ítalo Rocha, também participaram das discussões.
O Festival do Tucunaré é um evento que celebra a cultura local, promovendo atividades recreativas, gastronômicas e turísticas que atraem visitantes de toda a região. A revitalização do festival é vista como uma oportunidade de fortalecer a identidade cultural de Guajará-Mirim e incentivar o desenvolvimento econômico sustentável, beneficiando diretamente as comunidades extrativistas da Resex do Rio Ouro Preto. O resgate do Festival do Tucunaré proporciona um evento memorável para toda a comunidade. A haverá próximas etapas desse projeto.