Publicada em 14/08/2024 às 14h22
Com o intuito de incentivar a prática esportiva, foram entregues pelo governo de Rondônia ao projeto “IfroAtleta Cidadão”, do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), na terça-feira (13), 50 bolas de futebol de salão e de campo. A entrega aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em Porto Velho.
As bolas entregues pela Sejus, são confeccionadas nas penitenciárias Médio Porte – Pandinha e Milton Soares de Carvalho, ambas na Capital, por 70 internos do projeto “Pintando a Liberdade“, que objetiva reintegrar por meio do trabalho, reduzindo a ociosidade dentro das unidades prisionais, além de contribuir com a entrega de materiais de boa qualidade a programas que atendem a sociedade.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as iniciativas de reintegração, além de diminuir o ócio dentro das unidades prisionais, devolve à população um instrumento de fomento ao esporte. “O esporte é um grande aliado para a saúde física e mental, bem como, na formação de bons cidadãos, reduzindo índices de criminalidade. Nesse sentido, o governo tem investido em projetos com finalidade social, que fazem a diferença na vida de muitos atletas, além de ser fundamental à reinclusão social”, ressaltou.
O titular da Gerência de Reinserção Social, Fábio Recalde explicou que, os reeducandos que realizam o trabalho artesanal de fabricação dos itens esportivos garantem remição de 1 dia de pena a cada 3 dias trabalhados, além da remição, o interno multiplicador de conhecimento, que ensina todo o processo de confecção dos materiais, recebe o valor de um salário mínimo vigente, onde deste valor, 25% retorna ao Fundo Penitenciário (Fupen), conforme a Lei de Execução Penal nº 7.210.
PROJETO ESPORTIVO
São praticadas no projeto “IfroAtleta Cidadão” as modalidades esportivas de futsal, futebol, basquetebol, voleibol, handebol e atletismo, por 2 mil jovens matriculados no ensino público e privado, entre 13 e 17 anos, e jovens indígenas entre 11 e 18 anos, de 13 municípios do estado, que recebem uma bolsa da instituição no valor de R$ 100 para ajuda no transporte e alimentação; durante a participação no projeto.
O coordenador-geral do IfroAtleta Cidadão, Olakson Pedrosa destacou que, o projeto foi construído, principalmente, para suprir a necessidade da prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde emocional dos alunos.
Durante a entrega, o secretário da Sejus, Marcus Rito enfatizou que, a parceria com o Ifro é mais uma oportunidade para o sistema penitenciário agregar valor social ao que é produzido. “Quando alguém está estudando e inserido em projetos esportivos que visam a prevenção da criminalidade, a bola que está sendo entregue não é só uma bola, mas sim, um instrumento para manutenção deste objetivo, então, é nisso que o governo está investindo, na prevenção para que futuramente o sistema penitenciário não precise corrigir.”