Publicada em 13/08/2024 às 11h55
Servidores do Tribunal de Contas participaram, nesta segunda-feira (12/8), do primeiro de uma série de encontros dedicados à disseminação de conhecimento sobre integridade e compliance na instituição.
Realizada de forma remota, a ação é coordenada pela Corregedoria-Geral do TCE-RO e tem apoio da Escola Superior de Contas, braço pedagógico do Tribunal de Contas.
O objetivo é gerar conhecimento, clareza e adesão ao sistema de integridade, instituído no tribunal por meio da Resolução n. 420/2024.
Coube ao conselheiro corregedor, Edilson Silva, dar as boas-vindas aos servidores participantes da primeira reunião.
“Esses encontros serão um divisor de águas para a implementação eficaz do sistema de integridade em nossa instituição”, ressaltou.
O conselheiro Edilson Silva é presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A entidade tem incentivado os TCs a implementarem normas de integridade, gestão de risco e compliance, em sua atuação.
O servidor Francisco Netto, que possui vasta experiência na implantação de sistema de integridade no setor público, foi o responsável por repassar os ensinamentos durante a atividade online.
ENCONTROS FOCAIS
A ação educacional será dividida em eixos temáticos, que abordarão temas relacionados ao sistema de integridade, ao papel dos setores participantes, as boas práticas globais e nacionais, além de simulações de casos práticos e estudos de caso. Os participantes serão indicados pelos setores.
Cada eixo temático será dividido em dois encontros: um geral e outro focal. O primeiro visa oferecer visão abrangente do tema, fornecendo aos servidores conhecimentos sobre normas internas do TCE-RO, além de parâmetros e normativos nacionais.
O segundo encontro abordará questões práticas e detalhadas para os servidores, sendo dividido em grupos menores, com base em áreas de interesse ou responsabilidade específicas.