Publicada em 30/12/2024 às 14h22
Posse – O prefeito-eleito de Porto Velho, Leo Moraes, será empossado em solenidade a ser realizada na quarta-feira (1º) no Complexo Ferroviário Madeira-Mamoré, área central da cidade e proximidades do histórico Prédio do Relógio, onde funciona a prefeitura. A princípio a posse está marcada para ocorrer a Céu aberto, mas como estamos no Inverno Amazônico (chuvas praticamente todos os dias durante meses) poderá sofrer alterações. Mas o objetivo é mesmo abrir a solenidade para toda a população que esteja disposta a prestigiar a posse de Léo e sua vice Magna Queiroz, ambos do Podemos, de os 23 vereadores (até a legislatura que terminará na terça-feira (31) o efetivo era 21), e a escolha de o presidente do legislativo municipal para os próximos dois anos. A princípio o vereador-eleito, Gedeão Negreiros (PSDB), de família tradicional na política local-regional.
Secretariado – Desde a sua eleição em segundo turno, no dia 27 de outubro, que a população de Porto Velho e os políticos de Rondônia aguardam do prefeito-eleito Leo Moraes a composição do seu secretariado. A princípio o anúncio seria, após a conclusão de os trabalhos da Comissão de Transição (dia 20), integrada por técnicos e políticos do prefeito atual, Hildon Chaves (PSDB) e de Leo Moraes, para que o novo chefe do Poder Executivo da capital tenha uma noção de como poderá trabalhar no próximo ano. No domingo (29) Leo postou vídeo nas redes sociais convidando o povo a participar da posse na quarta-feira (1º), e informou, que os nomes de secretários já citados na mídia e em redes sociais, não tem nada a ver, e que somente no dia da posse irá divulgar a equipe de secretários e diretores, que estarão compondo sua equipe de trabalho.
Pinga-Fogo – Um dos programas de entrevistas, ao vivo, de maior audiência no interior do Estado é o da Rádio Rolim FM, de Rolim de Moura. A atração jornalística está há mais de 15 anos no ar das segundas-feiras às sextas-feiras das 11h às 12h. O entrevistado de hoje (30) é o prefeito-reeleito Aldo Júlio (União) com 54,35% dos votos válidos para mais um mandato de 4 anos. Aldo Júlio é um dos políticos de expressão do interior do Estado e estaria entre os nomes em condições de disputar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa (Ale), nas eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices, duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2026. Hoje Rolim de Moura não tem representatividade política em nível federal e estadual. O município já teve governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
Segurança – A Polícia Militar (PM) iniciou na manhã de quinta-feira (26) a operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura”, que teve início pelos condomínios populares “Morar Melhor” e “Orgulho do Madeira”, em Porto Velho. O objetivo, segundo o coronel Regis Braguin em coletiva à imprensa ocorre, porque a presença crescente de facções criminosas, o aumento de homicídios e intimidação de moradores exigiu uma ação da operação com apoio da Sesdec, Defensoria Pública, Ministério Público (MP), Caerd, Energisa e prefeitura. A operação terá combate efetivo contra invasões de unidades habitacionais, “gatos” de energia elétrica e água, uso de áreas para atividades ilícitas, degradação e desvalorização de imóveis e abandono de os proprietários legítimos provocando a queda na qualidade de vida, aumento da criminalidade nos bairros vizinhos, dentre outras irregularidades. A expectativa é da redução dos crimes violentos, prisão de criminosos e que os moradores legítimos retomem seus imóveis. Também serão criadas unidades policiais permanentes e áreas de proteção social.
LOA – Hoje estava marcada reunião extraordinária na Assembleia Legislativa (Ale), às 8h, conforme convocação de o presidente Marcelo Cruz (PRTB-PVH), no “Diário Oficial”, edição extra de domingo (29). Na pauta a discussão para posterior aprovação –ou não– da Lei Orçamentária Anual (LOA) e deliberação de matérias em condições regimentais. Como estamos em véspera de Ano Novo, posses de prefeitos e de vereadores nos 52 municípios marcadas para o primeiro dia do ano, a sessão extraordinária acabou não sendo realizada devido à falta de quórum, pois a maioria dos deputados está em viagens, vários fora do Estado, para visitar familiares, pois estamos em recesso legislativo até 1º de fevereiro. Apesar de a possibilidade de participação online, fica difícil atender uma convocação de última hora. Pelo que tudo indica a LOA ficará para ser analisada, discutida e votada em 2025.
Respigo
Um dos nomes apontados como membro da futura equipe de Leo Moraes, é do atual secretário Geral da Assembleia Legislativa, Arildo Lopes. Porém, pessoas próximas garantem que ele não irá para a chefia de Gabinete de Leo Moraes. Arildo foi o braço direito de Leo na sua passagem das mais positivas pelo comando do Detran-RO. Deixou o cargo para assumir o cargo na Ale-RO a convite do de o presidente Marcelo Cruz (PRTB-PVH) +++ Conhecido pelo poder de articulação, facilidade de relacionamento e competência no cargo que ocupa, Arildo foi pessoa de confiança dos ex-presidentes da Ale-RO, Hermínio Coelho, Maurão de Carvalho, Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), e do atual, Marcelo Cruz quando ocupou cargo de Secretário-Geral. Além de a facilidade em se ajustar com os demais Poderes (Executivo e Judiciário) política e tecnicamente, Arildo conduz, hoje, com maestria a Secretaria Geral da Ale-RO junto com a fiel escudeira, Marilu Barros Silveira, adjunta +++ O futuro presidente da câmara de vereadores de Porto Velho já estaria decidido. O irmão do ex-vereador Edvilson Negreiros, Gedeão, eleito com 3.325 votos deverá ocupar o cargo nos primeiros dois anos. O pastor Evanildo Cruz ((PRTB), pai do presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz, o presidente nos últimos dois anos da legislatura.