![Atuação da Secom é reconhecida pelo desempenho estratégico nas operações de combate ao crime organizado em Rondônia](/uploads/co81o9uafia6wk8.jpg)
Publicada em 11/02/2025 às 13h30
A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) recebeu uma homenagem da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), na segunda-feira (10), pela parceria estratégica na operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura I e II” e outras ações de combate ao crime organizado, ocorridas no mês de janeiro, em Porto Velho e outros municípios. A Secom, juntamente a outras secretarias do governo do estado, desempenhou missão essencial nos bastidores, auxiliando na segurança pública ao divulgar informações oficiais à sociedade, e no combate à desinformação durante o período.
O reconhecimento intensifica o trabalho da Secretaria de Comunicação com a transparência das informações públicas, uma das principais ‘bandeiras’ defendidas pela gestão estadual. Ao longo das semanas de operações, a Secretaria produziu boletins diários, organizou coletivas de imprensa, auxiliou na mediação de entrevistas, ampliou o engajamento publicitário da atuação das forças policiais através das redes sociais, além de reforçar o atendimento aos jornalistas, que foi realizado em diversos turnos.
Segundo o subcomandante-geral, coronel PM Glauber Souto, as ações garantiram maior estabilidade e tranquilidade à vida dos cidadãos, considerando o impacto que a comunicação tem no dia a dia. “Graças a essa parceria decisiva conseguimos ampliar a divulgação de nossas ações, para que todos os municípios pudessem estar bem informados e orientados sobre a missão do estado. Enfrentamos as fake news, mas fortalecemos o relacionamento com a imprensa e comunicação pelos meios digitais, no trabalho profissional mediado pela Secom”, ressaltou.
VALORIZAÇÃO
O reconhecimento destaca o impacto da comunicação no enfrentamento à desinformação
A secretária da Secom, Rosângela Silva, evidenciou a importância da comunicação em momentos de crise. “Semelhante às forças de segurança, estivemos em campo dia e noite para combater a desinformação, fornecendo informações verídicas e precisas sobre o trabalho realizado. Independente do momento específico tratado pelas estratégias de comunicação, é preciso valorizar esse setor institucional, e entender que com união superamos as crises, garantimos a paz, segurança, e promovemos o desenvolvimento do estado.”
A força-tarefa para enfrentamento ao crime organizado reuniu diversas entidades, incluindo apoio estratégico de estados vizinhos, como Acre, Amazonas e Mato Grosso.
Participaram das operações:
Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec);
Secretaria de Estado da Justiça (Sejus);
Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO);
Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO);
Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec);
Polícia Federal (PF);
Polícia Rodoviária Federal (PRF); e
Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Fotos: Arthur Amaral
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)