
Publicada em 14/02/2025 às 11h09
A Prefeitura de Porto Velho, orientando a população durante o período de festas carnavalescas sobre como evitar sinistros no trânsito, alerta sobre alguns cuidados que proporcionam maior fluidez nas vias e, consequentemente, mais segurança aos foliões e aos munícipes em geral.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Iremar Lima, a principal orientação é não misturar álcool e direção. “Se for beber, não dirija. Deixe o carro em casa e utilize o transporte coletivo, que será reforçado, ou serviços de transporte por aplicativo. Caso opte por ir de carro próprio, deixe que alguém sóbrio dirija”, destacou.
O secretário também reforça a importância de respeitar a sinalização e as equipes de agentes de trânsito, que estarão responsáveis pela segurança nas vias, para garantir que todos possam aproveitar a festa com responsabilidade.
ESTRADA
Para quem vai viajar no período de folia, a orientação é que façam a revisão do veículo
Para quem vai viajar no período de folia, a orientação é que façam a revisão do veículo, mantenham os documentos em dia e obedeçam às regras de segurança, como utilização do cinto de segurança e assentos adequados para as crianças, conforme a idade de cada uma.
“Para as crianças menores de um ano, é recomendável transportá-las no bebê conforto; de 1 a 4 anos e 6 meses, deve-se utilizar a cadeirinha; acima dessa idade, até 10 anos, o correto é usar o assento de elevação”, orientou o secretário. Ele lembra, ainda, que é proibido usar o celular enquanto estiver dirigindo, assim como ingerir bebida alcoólica. Além disso, é importante descansar bem antes de pegar a estrada.
FOLIÕES
Várias vias estarão interditadas nos dias dos desfiles de blocos e escolas de samba
A mais importante recomendação aos foliões também é para que não dirijam sob efeito de bebidas alcoólicas. Os condutores devem optar por escolher um parente ou amigo para ser o motorista da rodada, utilizar táxi, transporte por aplicativo, carona ou o transporte coletivo.
Pede ainda que os motoristas respeitem as regras de trânsito, por exemplo, o limite de velocidade das vias públicas e a sinalização. Com isso, evitarão sinistros e a superlotação nas unidades de saúde, especialmente nas UPAs e no Hospital de Pronto Socorro João Paulo II.
Informa ainda que várias vias estarão interditadas nos dias dos desfiles de blocos e escolas de samba, e que o público em geral deve se atentar a essa questão para evitar transtornos, congestionamentos ou, até mesmo, pequenos acidentes com danos materiais.
