Por Rondoniadinamica
Publicada em 03/09/2019 às 17h03
Porto Velho, RO – Na tarde desta terça-feira (03), em reunião da Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) n° 890 de 2019, que visa instituir o programa Médicos pelo Brasil, o senador Marcos Rogério, do DEM, eleito por Rondônia, defendeu mais uma vez o curso de revalidação para profissionais formados fora do Brasil.
Entretanto, logo em seguida, disse que também é favorável à prova de validação para médicos diplomados em faculdades e/ou universidades no país.
CONFIRA A ÍNTEGRA DO VÍDEO ABAIXO
“Tem universidade lá na Bolívia que são melhores do que muitas universidades brasileiras funcionando no território nacional: isso é fato. Agora, se me perguntarem assim: “Você defende a internalização desses profissionais formados lá fora no Brasil sem um curso de revalidação?”. Não, eu não defendo”, destacou o congressista.
Em seguida, o demista asseverou:
“Aliás, eu defendo mais do que isso. Eu defendo que os brasileiros formados no Brasil também façam uma prova de validação da sua formação. Porque nós temos brasileiros formados no Brasil que não têm condições nenhuma de entrar no mercado de trabalho e de fazer um procedimento médico”.
O senador pontuou, ao final, que, mais cedo ou mais tarde, o Congresso Nacional terá de discutir as diretrizes da formação médica no Brasil:
“Você tem boa formação fora, e boa formação dentro do Brasil. Mas tem má formação no Brasil também. Aliás, esse é um tema que nós podemos discutir em outro momento: as diretrizes de formação médica no Brasil precisam ser discutidas. Não é foro adequado nem a matéria adequada para fazer isso, mas é preciso discutir [...]”, concluiu.