Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 28/07/2020 às 15h22
Eleições – A partir do próximo sábado, primeiro dia do mês de agosto os dirigentes partidários terão 30 dias para iniciarem o processo das convenções partidárias para definição das nominatas de candidatos a prefeito, vice e vereador, das eleições de novembro próximo, antes programadas para outubro. Serão eleições diferenciadas, devido ao coronavírus, que provocou mudanças de comportamento, atitudes, ações políticas e sociais e até policiais no combate a pandemia, ainda, sem uma vacina para estancar o seu avanço e em muitos casos levando pessoas a óbito. Hoje o mundo está de joelhos para uma doença, que exige o máximo de todos, mas que não inibe os corruptos, que buscam ganhar dinheiro, mesmo com a morte ao lado.
Eleições – Retornando as eleições 2020, a Justiça Eleitoral já definiu que este ano não teremos votação biométrica, porque é mais demorada e provoca morosidade nas filas de votação. Interessante que a biometria foi aplicada com a justificativa de celeridade e segurança, e agora está sendo abolida, porque o eleitor demora mais tempo para votar. O próximo passo será voltar às cédulas? Se estamos cada vez mais dependentes de o mundo digital, porque o eleitor não pode votar de casa, com o seu celular? Um dos motivos para dispensar a biometria seria abrir mão de toda a estrutura e a “montanha” de dinheiro que se gasta num processo eleitoral. É o Brasil!!!
Coligações – Nas eleições deste ano não teremos mais as coligações proporcionais. Os candidatos ao legislativo municipal, mais bem votados serão os eleitos, desde que o partido tenha garantido o quociente eleitoral. Hoje, por exemplo, temos suplentes de deputados estaduais com mais votos, que pelo menos 50% dos que compõem o atual legislativo estadual. A partir das eleições deste ano não ocorrerá mais esse problema. A composição de uma boa nominata de candidatos a vereança será fundamental, pois não basta o cidadão ou cidadã ter uma perspectiva de muitos votos, mas que o grupo garanta o cociente eleitoral para poder eleger os mais bem votados.
Paralisação – Mais uma vez o precário e quase inexistente transporte coletivo de Porto Velho, está paralisado O sindicato da categoria, através do presidente Franciney Oliveira, disse que o Consórcio SIM, detentora da concessão do serviço anunciou a paralisação, porque a empresa comunicou, que não há perspectiva de pagamento dos salários dos últimos três meses aos trabalhadores. A possibilidade de aproveitamento dos motoristas e cobradores na Empresa JTP, que venceu a licitação está descartada. Ocorre que o Ministério Público (MP) entrou com ação alegando que a JTP não tem suporte financeiro para assumir a concessão. E o povo de menor poder aquisitivo e dependente do sistema de transporte coletivo urbano, que se lasque...
Mobilis – A Polícia Civil realiza hoje (28) a Operação Mobilis envolvendo oficial da Polícia Militar (PM) e um empresário, dentre outros. A operação investiga irregularidades no certame licitatório para aquisição de software, tablets e acessórios para a implementação do sistema “Mobile” na Sesdec (Segurança e Cidadania). Na época questionamos pela coluna o custo, que estaria fora da realidade e a implantação do sistema eletrônico. Fomos contestados pelo tenente Marcelo Victor Duarte Corrêa, porque ele alegou, que estava tudo dentro da legalidade. Agora vem à tona a denúncia, que está levando pessoas a prestar esclarecimentos à justiça, justamente aquelas, que deveriam estar executando a ação contra quem pratica o ilícito, e não estar respondendo por ele. É o fim da rosca...
Respigo
O médico Amado Rahal, que sempre participou ativamente da política estadual respondeu de forma direta ao ser questionado se disputaria as eleições de novembro próximo, quando estarão em jogo os cargos de prefeito, vice e vereador: “NÃO”. Amado é pessoa muito querida junto aos profissionais dos meios de comunicação do Estado, já passou com êxito por cargos públicos difíceis como a direção do Pronto Socorro João Paulo II e Hospital de Base +++ Quem esteve circulando na última segunda-feira (27) pelo Porto Velho Shopping, durante o dia, não teve problemas para realizar suas compras, sem filas, nem corredores lotados e lojas com atendimento normal. A entrada é controlada e é medida a temperatura das pessoas o mesmo ocorrendo com o número de pessoas, que estão dentro do shopping obrigatoriamente com máscara e utilizando álcool em gel 70% +++ E os shopping geralmente são os primeiros a serem fechados em caso de necessidade de redução na circulação de pessoas. Por isso as mais de 200 lojas estão reduzidas em quase 50% +++ Enquanto isso baladas e bailes os mais diversos são realizados na capital e interior sem que sejam tomadas providências em cumprimento ao decreto de calamidade pública. Rondônia não é diferente dos demais estados brasileiros +++ Comércio em Rondônia aquecido, após um longo período fechado em razão da pandemia. Na última quinta-feira (23) a Assembleia Legislativa (Ale) efetuou o pagamento de julho aos servidores +++ Hoje (28) o governo do Estado está liberando o pagamento no mês trabalhado. Expectativa do comércio de melhora no faturamento durante a semana.