Publicada em 31/01/2023 às 14h12
BR 319 – Das mais oportunas a mensagem do leitor-internauta, Jorge Prestes encaminhada ao RONDONIA DINÂMICA sobre a Opinião com o título “Duplicação da BR-364 e pavimentação do ´Meião´ da BR-319”, postada no sábado (28). Jorge foi muito feliz em suas observações e levantou uma situação, que há tempo cobramos na coluna RD POLÍTICA e nas Opiniões aos sábados: a restauração da BR 364 e que o “tapa-buracos”, realizado todos os anos é uma forma de estufar os cofres das empreiteiras. Segundo Jorge, “devido o recebimento do Fundo Amazônico e outros acordos do Governo Federal e do Estado do Amazonas, que recebem milhões de euros, a BR 319 vai seguir intransitável, até que surjam políticos, que realmente se importem com a situação de bloqueio da BR e busquem meios de romper com esses acordos e recuperem a BR 319. Por enquanto, tanto para o Governo Federal quanto para o estadual é benéfico para eles continuarem a receber os milhões de euros, para manterem a BR 319 intransponível”. Triste realidade.
Cabeção – O pecuarista, empresário de comunicação e político, Ernandes Amorim é chamado de “Cabeção” e “Melancia” pelo mestre e amigo, jornalista Carlos Sperança, que assina coluna no jornal “Diário da Amazônia” e no site “Gente de Opinião”. Carlão sempre teve o hábito de apelidar a maioria dos políticos e Amorim é um deles. A participação de Amorim na política regional e de sempre ser citado e ouvido pela imprensa regional não é um acaso. Provavelmente ele seja o político de Rondônia de maior expressão de todos os tempos. Sua caminhada no segmento é longa e dos cargos político-eleitoral só não conseguiu chegar a governador, posição que ele disputou em duas oportunidades, mas não se elegeu.
Cabeção II – O político Amorim “Cabeção” foi vereador em Ariquemes em mais de uma oportunidade. Passou em dois mandatos pela prefeitura do seu município, foi deputado estadual, deputado federal e senador da República. Cargos conquistados, através do voto popular. Uma das filhas de Amorim, Daniela foi prefeita de Ariquemes e deputada estadual. A outra filha, Helma ocupou a prefeitura de Alto Paraíso, e o filho, Ernan Amorim, foi prefeito de Cujubim. Hoje Amorim está afastado da política e cuidando de seus negócios na agricultura, na pecuária e na sua rádio em Ariquemes. Mas não há como negar que ele faz parte da política regional, como uma das mais importantes lideranças de Rondônia. O “Cabeção” é bom de voto.
Deputados – O assunto em pauta nos bastidores da política desde o início da semana é a eleição para escolha da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale), que ocorrerá na quarta-feira (1º), quando serão empossados os deputados estaduais reeleitos e eleitos em outubro último. A Ale-RO teve renovação acima de 60% e, vários deputados experientes e com ampla folha de serviços prestados à população ficaram de fora, como Adelino Follador (UB-Ariquemes) e Ribamar Araújo (PL-PVH). O deputado-reeleito, Marcelo Cruz (Patriota-PVH), jovem, mas experiente, pois tem passagens pela câmara de vereadores de Porto Velho e na assessoria de políticos de expressão no Estado é apontado como o novo presidente da Casa de Leis.
Eleição – A posse dos deputados da 11ª Legislatura ocorrerá amanhã (1º) na Talismã 21, com início previsto para as 14h em solenidade aberta ao público. Em seguida a posse dos parlamentares será realizada a eleição para escolha dos nomes, que comporão a nova Mesa Diretora para o próximo biênio. A eleição dos deputados que comporão a Mesa Diretora do segundo biênio ocorrerá em seguida. As informações de bastidores é que o atual presidente, Alex Redano (PRB-Ariquemes), que foi reeleito em outubro último comandará a futura Mesa Diretora do segundo biênio. Além de o presidente, a mesa é composta de primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.
Respigo
A coluna não tem o futebol como assunto prioritário, mas o jogão entre Palmeiras e Flamengo no sábado (28) merece citação. Há tempos não se assistia um jogo de futebol entre as duas melhores equipes do Brasil com tantos gols (4x3) +++ Após anos foi possível assistir um jogo de futebol aberto, com as equipes procurando o gol e não tentando evita-lo. É o Brasil voltando a praticar o futebol ofensivo, mas sem descuidar com a defesa +++ A Revista Ponto E, editada pelo competente Jusmar Lustoza, de Cacoal, está preparando a edição de 15 anos. Reservas de espaço pelos telefones (69) 9.9257.7850 e 9.8422.7850 e no endereço eletrônico www.revistapontoe.com.br +++ Após mais de 30 anos a Ale-RO deverá ter um presidente nascido em Porto Velho, o deputado Marcelo Cruz. Segundo o site “Rondonotícias”, desde a passagem de Oswaldo Piana, na presidência da Ale-RO, que também foi governador, a Casa do Povo não tem um presidente da capital.