Publicada em 20/03/2023 às 14h12
Prefeitura – Mais dias, menos dias e teremos movimentação intensa na política regional, com destaque para a sucessão envolvendo as eleições municipais (prefeito e vereadores) de outubro do próximo ano. Quem está trabalhando ativamente nos bastidores é o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (UB), reeleito em 2020, portanto sem condições legais de concorrer em 2024, mas empenhado em eleger o seu sucessor (ou sucessora) no próximo ano. E não há dúvida que o nome preferido é da ex-deputada federal Mariana Carvalho, que deixou a reeleição quase certa para concorrer à única vaga ao Senado em 2022, quando foi superada pelo empresário de Vilhena, Jaime Bagattoli (PL). Mariana deverá assumir a Secretaria de Integração de Rondônia em Brasília.
Partido – A determinação de Hildon em garantir um nome para a sua sucessão poderá até levá-lo a mudar de partido e retornar ao PSDB, onde ele foi eleito em 2016, e reeleito em 2020. A esposa de Hildon, a deputada estadual Yeda Chaves (UB-PVH) obteve a segunda maior votação do Estado nas eleições de 2022 (24.667 votos) a maioria em Porto Velho, onde realizou e continua e vem mantendo um excelente trabalho social junto as camadas mais humildes da população e também será fundamental no processo sucessório da capital. Assumindo o comando dos tucanos em Porto Velho, Hildon, que já é parceiro do governador Marcos Rocha, presidente do União Brasil em Rondônia e com força eleitoral considerável na capital também estaria formatada a dobradinha para 2026, com Hildon candidato a governador e Rocha a uma das duas vagas ao Senado. Quem viver verá...
Ji-Paraná – O diretório regional do MDB, presidido pelo deputado federal Lúcio Mosquini estará reunido na quinta-feira (23), no SESC Clementina, a partir das 19 horas com as lideranças da região central polarizada por Ji-Paraná, para tratar das eleições municipais, que serão realizadas no próximo ano. Mosquini está convidando para o evento, que será coordenado pelo presidente do diretório municipal de Ji-Paraná, Jônatas França, secretário de Administração da prefeitura. Mosquini e França estão convidando todos os filiados que tenham interesse em participar direta ou indiretamente das eleições de 2024 de toda a região polarizada por Ji-Paraná, segundo maior e mais importante município política, econômica e socialmente de Rondônia.
Parceria – O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, hoje no União Brasil, é pré-candidato em potencial à reeleição. Ele foi eleito em 2020 pelo MDB, mas hoje está na sigla do governador Marcos Rocha, que formata uma candidatura a uma das duas vagas ao Senado, que estará na disputa em outubro de 2026. Rocha precisa de lideranças políticas da capital e do interior para atingir os seus objetivos, por isso, o MDB é fundamental. Em Porto Velho, como já citamos, Rocha sempre teve maioria nas eleições que disputou, mas para 2026, ele sabe que o interior é fundamental como foi na reeleição de 2022. Na capital a parceria do prefeito Hildon Chaves, que deve retornar ao PSDB e se juntar ao União Brasil, de Rocha, está consolidada. O que já seria meio caminho percorrido.
Parceria II – A busca de votos pelo interior leva Rocha e seu grupo a manterem a parceria firmada com o MDB em 2022, quando teve o apoio do presidente regional do partido, o deputado federal Lúcio Mosquini no processo de reeleição. O primeiro grande encontro do MDB no Estado será esta semana (quinta-feira) em Ji-Paraná. O encontro sinaliza, que os partidos manterão a parceria das eleições de 2022, quando estiveram fechados na disputa eleitoral, que reelegeu Rocha governador no segundo turno. Como em política não existe a palavra “dividir”, certamente, mesmo em partidos diferentes Rocha, Mosquini, Hildon e Isaú deverão se manter unidos nas eleições municipais do próximo ano. Seria a garantia para que os planos de Rocha e Hildon sejam realizados com candidaturas ao Senado e governador, respectivamente. Quem viver verá...
Respigo
Deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa (Ale), Cirone Deiró (UB-Cacoal), que também preside a Comissão de Agricultura do legislativo estadual comandará reunião com produtores e revendedores de frutas cítricas em Rondônia. O encontro será no Plenarinho II da Ale-RO, terça-feira (21), a partir das 14h para discutir ações relacionadas ao segmento +++ Temperatura diferenciada hoje (20) em Porto Velho. Choveu durante boa parte da manhã, e os termômetros estiveram sempre em torno dos 24 graus +++ Por volta das 13h a temperatura era a mesma. Inclusive a sensação térmica +++ É importante lembrar que Rondônia tem somente duas estações climáticas. Verão (seca durante meses) e inverno (seis meses de chuvas) +++ Desde à noite de domingo (19) a ligação rodoviária com o Acre (BR 364) estava interditada. É que as chuvas constantes dos últimos dias abriram cratera na pista +++ O Dnit trabalha diuturnamente na recuperação do local. Mas até por volta das 13h não havia indicação de reabertura.