Publicada em 09/03/2023 às 14h22
Jorge Teixeira – A população de Governador Jorge Teixeira, mais os moradores de Colina Verde estão indignados com o prefeito Gilmar Tomaz (PP), pelo descaso da administração com o importante Distrito. Um dos problemas, grave, é a saúde pública, pois duas caminhonetes (Ranger e L 200) apresentaram problemas há quase dois anos e foram levadas para uma oficina mecânica em Jaru. Como a prefeitura não comprou as peças para substituição os veículos continuam apodrecendo na oficina e Colina Verde ficou sem apoio logístico para atendimento na saúde pública. Não há como transportar pessoas para a sede ou a outros municípios para tratamento que exige maior tecnologia e equipe mais qualificada.
Jorge Teixeira II – Além da indignação da população de Colina Verde, vereadores também estão revoltados com a situação. Ocorre que de nada adianta ficar denunciando situações de irregularidades como o caso das caminhonetes abandonadas na oficina em Jaru. É necessário, que sejam exercidas as funções do vereador, que não é de denunciar, mas de agir, cobrar, exigir do prefeito e assessores as providências ao caso, sob pena de constituir uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), não CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), porque vereador não é parlamentar, mas um legislador. De nada adianta esbravejar da tribuna tem que tomar as providências cabíveis. Se o prefeito não vai bem, boa parte da culpa são dos vereadores. Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo - no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município.
Prefeitos – Na coluna de ontem (8) um dos assuntos em pauta foram as eleições municipais (prefeitos e vereadores) programadas para outubro do próximo ano. Apesar de o período eleitoral parecer distante, faltam cerca de 19 meses para que os eleitores possam escolher os novos governantes e legisladores municipais. A situação em Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes foi abordada com um balanço sobre as possibilidades de reeleição dos atuais prefeitos, Isaú Fonseca (UB) de Ji-Paraná, Carla Redano (UB) de Ariquemes, Adailton Fúria (PSD de Cacoal e Hildon Chaves (UB) de Porto Velho, que foi reeleito em 2020 e está fora do processo eleitoral de 2024, mas já teria compromisso em apoiar a ex-deputada federal Mariana Carvalho (PRB).
Prefeitos II – Eleito prefeito em eleição suplementar realizada no mesmo dia do segundo turno das eleições gerais (presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado dos Estados e do Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais) em outubro de 2022, em razão da cassação dos ex-prefeito Eduardo Japonês e a vice Patrícia da Glória, ambos do PV, o delegado da Política Federal, Flori Cordeiro tem condições de disputar a reeleição. Flori assumiu em janeiro deste ano junto com as posses dos novos governadores e do presidente da República, para um mandato até dezembro de 2024. Ele derrotou a ex-prefeita Rosani Donadon (PSD) de família tradicional na política regional. Será um adversário difícil de ser batido.
Prefeitos III – Quem também não deverá ter dificuldades para se reeleger é o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, eleito pelo DEM, que está no terceiro mandato, sendo os dois primeiros consecutivos. Foi eleito pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012 com mais de 75% dos votos válidos. Em 2020 foi eleito prefeito pela terceira vez com mais de 50% dos votos válidos e, como é um administrador em potencial, não somente na iniciativa privada, mas também na pública realiza um trabalho eficiente e com aprovação da maioria da população do seu município. Ainda não se manifestou, mas certamente deverá concorrer a um novo mandato e tem qualificação para comandar Ouro Preto por mais 4 anos.
Respigo
Como se previa o Flamengo, pela quarta vez consecutiva deixou de ganhar um título. Dessa vez a Taça Guanabara (1º turno do Campeonato Carioca), após ser derrotado pelo Fluminense no tradicional FlaFlu realizado à noite de quarta-feira (8) no Maracanã com quase 60 mil pessoas no estádio +++ Apesar de sair na frente (1x0) no primeiro tempo, no segundo sofreu a virada do Fluminense e conquistou (sic) mais um segundo lugar (o quarto no ano). Acreditamos que será muito difícil a permanência do treinador português Vitor Pereira no comando do rubro-negro +++ Agradecimentos ao jornalista Fernando Garcia, do jornal e site “Folha da Mata” de Rolim de Moura, que nos enviou um frasco de mel Oliveira. Como sempre produto da melhor qualidade, que Rolim exporta para outros municípios +++ O ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) postou vídeo nas redes sociais “descendo a lenha” no prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (UB) pelo aumento exagerado nos valores do IPTU desde ano, com enorme repercussão (negativa) junto à população. Como Moraes é nome certo para concorrer a prefeito da capital em 2024, as críticas indicam, que a campanha já começou...