Publicada em 21/04/2023 às 08h50
Entre os dias 29 de abril e 07 de maio, na cidade de Barueri-SP, centenas de atletas dos quatro cantos do Brasil se encontrarão para a disputa do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu.
Entre tantos atletas estará a família Alves Cordeiro, de Vilhena. O trio Roberto Alves Cordeiro, de 50 anos, Celina Mafra Guerreiro, 38, e a filha do casal, Joana Guerreiro Alves Cordeiro, de 12 anos, se classificaram para o Brasileiro e já preparam as malas para o embarque para Barueri.
A paixão da família pela arte marcial que ganhou notoriedade mundial por meio dos lutadores brasileiros, começou com Roberto, que incentivou a esposa e a filha a iniciarem no Jiu-Jitsu. “Eu comecei a treinar há oito anos e minha esposa há sete. Nossa filha já treina há três anos. E é uma alegria e um prazer enormes ter as duas treinando comigo, pois temos muito em comum e as conversas sobre o Jiu-Jitsu são bem interessantes entre nós”, disse Roberto.
E, por falar em treinos, a família tem uma intensa rotina, com três sessões de treinos de Jiu-Jitsu semanais na academia Bushidô, e três sessões de treinos voltados para o condicionamento físico. Além disso, Celina e Joana também fazem aulas de Judô. “Quando chega próximo aos campeonatos nós fazemos um trabalho específico para melhorar o nosso sistema energético. Esse é bem puxado”, afirmou Roberto, revelando que preparação física é feita na academia Superação, com o Professor Lucas costa.
Roberto, que foi duas vezes vice-campeão sulamericano e uma vez vice-campeão brasileiro, já participou de quatro edições da competição nacional, duas delas ao lado da esposa Celina. Mas, será a primeira vez que pai, mãe e filha competirão juntos no Brasileiro de Jiu-Jitsu. “Estamos preparados tanto física quanto mentalmente. A experiência nos trouxe calma. Embora seja o primeiro Brasileiro da minha filha, ela tem obtido bons resultados nas competições estaduais e reginais. Ela venceu todos os campeonatos do ano passado, e os que já disputou este ano pela FJJRO; ela também foi campeã em Manaus”, expôs Roberto.
Por estarem entre os primeiros no Ranking da Federação de Jiu-Jitsu de Rondônia (FJJRO). os três conseguiram o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) para representarem Rondônia no Brasileiro. “Eu gostaria de agradecer ao deputado Luizinho Goebel e ao vereador Wilson Tabalipa pelo apoio que têm nos dado. Nós agradecemos.”