Publicada em 04/05/2023 às 14h03
Jaru – Uma das famílias mais tradicionais na política regional de Rondônia, os Muletas, de Jaru, hoje não têm nenhum representante na prefeitura, na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Nas eleições de 2022 a deputada estadual Cássia dos Muletas (Podemos-Jaru), apesar de somar quase 10 mil votos, ficou na 1ª suplência. Em outubro do próximo ano teremos eleições municipais para escolha dos prefeitos e vereadores e, a ex-deputada Cássia está se preparando para disputar o cargo, hoje ocupado pelo empresário João Gonçalves Júnior (MDB), que foi reeleito para um segundo mandato em 2022. Cássia tem enormes chances de vitória na disputa da cadeira de o executivo municipal em 2024.
Prefeitura – O nome forte do grupo dos Gonçalves seria do ex-vereador e ex-presidente da câmara, Luís Eduardo Schincaglia, o Dr. Luiz do Hospital (MDB), mas ele se elegeu deputado estadual e renunciou para assumir o novo cargo em fevereiro deste ano. Apesar de não ter a necessidade de renunciar para concorrer à prefeito de Jaru no próximo ano, os especuladores em política de Jaru acreditam, que o deputado Luiz do Hospital não concorrerá, porque em caso de vitória teria que deixar o cargo na Ale-RO para assumir a prefeitura. Hoje o Dr. Luís é o único representante de Jaru e região no legislativo estadual e está iniciando o primeiro mandato. Uma das opções dos Gonçalves seria lançar o atual vice-prefeito Jeverson Lima (MDB), mas ele não teria densidade eleitoral para enfrentar o grupo dos Muletas, que continua sendo forte e difícil de ser batido nas urnas. Quem viver verá...
Energisa – O Grupo Energia está oferecendo vagas de estagiários a estudantes com cargos disponíveis para níveis técnico e superior em várias regiões. O programa Estágio 2023 proporciona aprendizado “prático, vivência e desenvolvimento profissional da carreira profissional”. O contrato é de um ano e com oportunidade de se firmar na empresa. O processo de recrutamento é online (https://estagioenergisa.gupy.io/) e tem quatro etapas: recrutamento, triagem dos perfis, avaliação do gestor e admissão. Vagas são disponíveis para alunos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Estatística, Psicologia, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Direito, Tecnologia da Informação, Sistemas de Redes e de computadores e Técnico em Eletrotécnica.
Energisa II – A empresa de distribuição de energia elétrica atua em vários Estados e as vagas são para vagas no Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Quanto às áreas do conhecimento, o programa contempla alunos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Estatística, Psicologia, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Direito, Tecnologia da Informação, Sistemas de Redes e de computadores e Técnico em Eletrotécnica. Demais informações podem ser encontradas no link citado no tópico anterior. O programa contempla alunos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Estatística, Psicologia, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Direito, Tecnologia da Informação, Sistemas de Redes e de computadores e Técnico em Eletrotécnica.
Arom – Na quarta-feira (3) foi eleita a nova diretoria da Associação dos Municípios de Rondônia-Arom, que elegeu para a presidência o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (UB), que está no primeiro ano do segundo mandato consecutivo. Hilton foi eleito com 97% dos votos e dirigirá a entidade no período de 2023 a 2026, mesmo não sendo prefeito nos últimos dois anos, pois seu mandato terminará em 2024 e, como ele foi eleito em 2022, não tem condições de disputar mais uma eleição seguida. Mas o estatuto da Arom não tem item que impeça o prefeito concluir seu mandato na entidade, mesmo não estando mais no exercício do cargo. Também foi eleito o novo Conselho Diretor da Arom.
Respigo
O deputado estadual delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes) solicitou ao diretor-geral da Escola do Legislativo (Ale), Thiago Tezzari, mantida pelo legislativo estadual, na solenidade de abertura dos cursos realizada esta semana, que seja aplicada a disciplina de Libras às polícias (Militar e Civil) e Corpo de Bombeiros Militar. Em passado recente a escola dos deputados já teve convênio com a PM para aplicação do curso de Libras, inclusive para os policiais que atuam no trânsito +++ Hoje a linguagem de Libras é fundamental em qualquer segmento, inclusive nas polícias facilitando a interatividade com a população. Está correto o deputado Delegado Camargo, sempre atento aos detalhes que fazem a diferença +++ Durante o dia de hoje (3) acontece o 3º Fórum de Prefeitos e Vereadores de Rondônia na Talismã 21, em Porto Velho. O evento é promovido pelo governo do Estado e direcionado ao desenvolvimento econômico, segurança pública e ações sociais apresentando os resultados positivos nos segmentos.