Publicada em 22/06/2023 às 14h02
Rondônia – Sábado (24) e domingo o programa do governo do Estado, Rondônia Cidadã estará sendo oferecido em Chupinguaia, no Cone Sul, com cerca de 11 mil moradores, pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social-Seas em parceria com instituições. Os atendimentos ao público terão início no sábado das 8h às 16h e no domingo (8h às 12h), na Escola Estadual Moacyr Caramello, no Setor 10. O projeto foi criado em 2019 sob o comando da secretária Luana Rocha e já realizou mais de 40 mil procedimentos. O Rondônia Cidadã ocorre de 15 em 15 dias em regiões diferentes sempre aos sábados e domingos com enorme repercussão junto às comunidades atendidas na importante ação social.
Cidadã – Durante a mobilização do projeto são oferecidos, gratuitamente, serviços de, 2ª via do CPF, cadastro transferência e 2ª via do Título de Eleitor, emissão de Passe Livre a pessoas idosas e com deficiências, corte de cabelos masculino, auxílio na negociação de dívidas, orientações sobre consumo. Também são oferecidos cadastro no programa Mamãe Cheguei, a gestantes e atendimento com médicos dermatologista, infectologista e clínico geral, além de outros serviços. O programa é desenvolvimento junto com o Governo Itinerante, que teve início na terça-feira (20) no Cone Sul com a participação do governador Marcos Rocha (UB) e a maior parte da sua equipe administrativa. Emissão da 1ª e 2ª vias do RG a pessoas com idade superior a 12 anos é remunerada, desde que a pessoa não tenha boletim de ocorrência de furto ou roubo.
Jaru – O deputado estadual Luís Schincaglia o Dr. Luís do Hospital (MDB) disse que não será candidato a prefeito de Jaru, seu domicílio eleitoral, onde ele já foi vereador e presidente da câmara, nas eleições municipais de outubro do próximo ano. O Dr. Luís, que integra o grupo político do atual prefeito, João Gonçalves Júnior (PSDB), reeleito em 2022, por isso não poderá concorrer em 2024, adiantou que o atual vice-prefeito, Jeverson Luiz de Lima (MDB) é quem deverá ser o candidato com apoio dele e do prefeito Joãozinho. O que se comenta na cidade é que Jeverson teria assumido a prefeitura por um período no início de 2022, com a licença do prefeito, por “questões pessoais” e, há quem afirme, que o vice estaria inelegível, para disputar a sucessão municipal, porque assumiu a titularidade do cargo com a licença do chefe do Poder Executivo municipal.
Impostos – Repercutiu de forma positiva, como não poderia deixar de ser, a decisão de o governo do Estado em reduzir impostos, dentro do pacote de incentivo tributário em Rondônia. O governador Marcos Rocha (UB) anunciou as medidas que serão adotadas pelo governo, a maioria já este ano e, dentre elas a redução de 17,5% de ICMS para 8% sobre a venda de implementos agrícolas; isenção na operação com máquinas, aparelhos destinados a Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) ou as PCHs; redução de ICMS na venda de cervejas e chope de fabricação artesanal produzidos no Estado fomentando mais empregos e renda com a alíquota baixando de 29% para 17,50%.
Impostos II – O leque de incentivos é amplo, inclusive a isenção de ICMS sobre a polpa de cupuaçu, inclusive os subprodutos de 12% para 0%. A castanha do Pará terá redução do ICMS de 12% para 2,4%. Também está incluso, a utilização da Área de Livre Comércio (ALC) de Guajará-Mirim, criada na década de 90, mas muito mal utilizada, inclusive com desvio de funções, por isso a nossa “Pérola do Mamoré” é hoje uma cidade semiabandonada. Com certeza a ativação da ALC levará Guajará a fortalecer a sua economia com a mobilização turística de favorecimento as compras. O deputado Cirone Deiró (UB-Cacoal) está otimista com as ações de incentivos do governo Marcos Rocha e argumentou, que os benefícios “incluem isenção das operações com combustíveis destinados à comercialização para o consumidor final na Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim e crédito presumido no ICMS para o setor atacadista da região, com crédito de até 75%”.
Respigo
Afastado do cargo por 90 dias pela Justiça, com acusação de corrupção, o prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz (Patriota), ainda, sofre ação de uma Comissão Processante (CP) na Câmara de Vereadores. Após seu afastamento e a posse do vice Toninho Cerejeiras (PSB), os vereadores votaram pela continuidade, ou não, da CP e a maioria optou pelo sim. Votaram contra a continuidade da CE e a favor do prefeito afastado os vereadores Marcos da hora (Avante), Paulinho Macário (Patriota) e Kátia da Saúde (MDB). Foram a favor Aussemir Almeida (PSB), Jucilene Moraes (Republicanos), Jorge Saldanha (Avante), Haia Souza (Republicanos), Silas Cordeiro (Patriota), Júnior Silva (PP), Edcarlos Santos (Avante) e Zilmar Domingos (eleito pelo DEM) +++ Os preparativos para a realização do Arraial Flor do Maracujá estão acelerados. A tradicional festa de Porto Velho iniciará na sexta-feira (23) e terminará no próximo dia 2 +++ São esperadas cerca de 200 mil pessoas nos dez dias da festa organizada pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejupel). O arraial chega na sua 39ª edição.