Publicada em 14/08/2023 às 14h02
Aviação – O corte pela Gol e principalmente da Azul a vários voos em Rondônia provocou manifestações de políticos, empresários e da sociedade organizada. A câmara de vereadores de Porto Velho convocou Audiência Pública, para terça-feira (15), às 14h, no auditório da Escola do Legislativo (EL) m Porto Velho, no prédio, antes ocupado pela Assembleia Legislativa (Ale) para discutir o assunto. O vereador Everaldo Fogaça (Progressistas), há dias realizou cotações de passagens para Manaus e Porto Alegre (RS), por exemplo, e ficou pasmo. Além de voos limitados a passagem para Manaus tinha custo de R$ 2.210 e para a capital gaúcha pouco mais de R$ 6 mil. No período da concessão de voos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para Porto velho e principais cidades de Rondônia, Azul e Gol empresas mais estruturadas, não deram chances às menores. Agora simplesmente cancelam voos com a alegação de excesso de ações judiciais.
Deputados – Assim como os vereadores de Porto Velho, os deputados estaduais e o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) também estão empenhados em resolver a situação, que é crítica, pois também prejudica diretamente a economia regional. Na última semana Bagattoli esteve reunido com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e representantes da ANAC, para discutir a situação. “Tenho dito que essa é uma cobrança coletiva, do interesse de toda a Rondônia. É preciso entender e esclarecer o motivo da piora desses serviços para, assim, buscar uma solução efetiva e o mais rápido possível. O que acontece é que não podemos conviver com o atual cenário. Uma piora neste serviço é um forte baque na economia do nosso estado”, argumentou o senador. O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ale-RO, deputado Lucas Torres (Progressistas-Buritis), após reunir os membros decidiram pela convocação de representantes das empresas para quarta-feira (16) com a finalidade de discutir a situação.
Eleições – Nas últimas semanas ampliaram os diálogos nos bastidores da política com relação aos preparativos para as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano. Pelo andar da carruagem teremos inúmeros vereadores mudando de partido. Sem coligação os partidos de pouca representatividade têm inúmeras dificuldades para eleger representantes, pois a federação agrupa, mas não soma. Em Porto Velho os que reúnem mais chances de ampliar espaços são o PSD, Republicanos e o PSDB. Hoje estão com bases mais solidificadas e em condições de ampliar a representatividade. Até as convenções partidárias do próximo ano teremos significativa mudanças na representatividade política no legislativo municipal da capital.
Leite – Dados da Comex Stat indicam que o Brasil importou este ano 161 mil toneladas de lácteos, alta de 158% em relação ao mesmo período de 2022. Levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), comprovam que o Brasil importou 1,2 bilhão de litros de leite, aumento de 268% em relação a 2022, o maior da história para o período. Membros da CNA mantiveram encontro com o ministro da Agricultura e Pecuária, Calos Fávero, para discutir a situação, devido ao enorme impacto no segmento lacto do Brasil na importação do leite em pó. “O aumento na importação de leite em pó traz impactos negativos na competitividade e afeta todos os produtores rurais, principalmente, porque alguns países aplicam subsídios diretos à produção, o que traz distorções ao mercado e torna a concorrência desleal com os produtores do Brasil”, segundo a CNA. Produtores de Rondônia também estão no prejuízo.
Fórum – A Assembleia Legislativa sediará no período de 19 a 21 de setembro o 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição de Justiça e de Redação (CCJR) no auditório Amizael Gomes da Silva. Debate, interação, conhecimento e aperfeiçoamento para o fortalecimento das CCJR em âmbito nacional garantindo qualidade técnica e transparência aos projetos apreciados nos parlamentos estaduais. “É essencial a busca pela elaboração de uma agenda de aperfeiçoamento e debates da atuação das comissões nos âmbitos estaduais e nacionais”, argumenta o presidente da CCJR da Ale-RO, Ismael Crispin (Sem partido). “Vamos apoiar e fomentar a criação deste fórum que tem grande relevância”, disse o presidente da Ale, Marcelo Cruz (Patriota-PVH).
Respigo
O deputado estadual Ismael Crispim deixou o PSB recentemente e está sem partido. Crispin é da região da BR 429 (São Miguel do Guaporé) e foi o terceiro mais bem votado nas eleições de 2022 com 23.417 votos +++ O parlamentar preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casas de Leis. Rumores nos bastidores garantem que ele irá se filiar ao MDB e que teria recebido convite irrecusável da cúpula do partido +++ E não é que o Flamengo ficou de fora da Libertadores ao perder na última semana para o Olímpia, do Paraguai (3x1). Como tinha vencido (1x0) no jogo de ida no Maracanã ficou fora pelo saldo de gols +++ E no domingo (14) o rubro-negro passou sufoco e conseguiu somente empatar (1x1), nos acréscimos do segundo tempo com um gol de pênalti que gerou muita polêmica contra o São Paulo. E o jogo foi no Maracanã com mais de 62 mil pessoas +++ Hoje (14), à noite o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro, no Allianz Park, pelo Brasileirão com a obrigação de vencer. Qualquer tropeço favorecerá o líder, Botafogo, que venceu no domingo (13), de virada (3x1), o Internacional, no Nilton Santos, Rio de Janeiro.