Publicada em 28/09/2023 às 14h23
Cachorros – Como sempre ocorre as informações pulverizam nas redes sociais como rastilho de pólvora. A mais recente é de um vereador de Apodi, no Rio Grande do Norte, que propôs, e foi aprovado, projeto para abate de cachorros de rua e a carne distribuída para consumo nas creches da cidade. De fato, o projeto foi aprovado e encaminhado para sansão do prefeito, que o vetou, devido à polêmica causada em todos o Brasil. Mas a situação não é como foi amplamente divulgado nas redes sociais e também na imprensa nacional. Como não poderia deixar de ser, os vereadores (que propôs e os que aprovaram) estão sendo “massacrados” pela população, pois o texto é dúbio e, quem não lê com a devida atenção se conscientiza, que o projeto, que seria transformado em lei é para abater cachorros de rua e doar a carne para as creches.
Cachorros II - O projeto realmente “estabelece normas de apreensão de animais no perímetro urbano; determina critérios para a liberação e dá outras providências”. E também prevê o abate de todos os tipos de animais abandonados caso não forem reclamados em até oito dias, após a apreensão. Também está no texto no caso o abate de animais, “culturalmente usados para consumo humano”. No Brasil não se consome carne de cachorro. Hoje a castração de animais em situação de rua é a maneira correta para controle, além de o incentivo para doação, inclusive com amplas campanhas de conscientização. Uma medida extrema como o abate e a carne destinada a creches e escolas seria, no mínimo, uma demência de quem propor e aprovar uma bestialidade tamanha. Mesmo assim o projeto foi vetado e retornou para nova análise dos “nobres pares”, para promulgação ou arquivamento.
Alimentação – Criado há 28 meses o programa Prato Fácil do Governo do Estado atingiu 2 milhões de refeições disponibilizadas a famílias carentes. A refeição ao custo de R$ 2 é disponibilizada às famílias em situação de vulnerabilidade econômica em seis municípios, através de 38 restaurantes credenciados. O complemento do pagamento do marmitex é feito pelo Estado, pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social-Seas, sob o comando da primeira dama, Luana Rocha. “O programa é bom para alimentar quem necessita, para quem precisa de emprego, para quem produz alimentos, para o proprietário dos estabelecimentos credenciados”, explicou a secretária. Segundo ela, o Prato Fácil foi criado durante a pandemia (covid-19) e até hoje vem fazendo a diferença na alimentação de milhares de famílias. Ter registro no CadÚnico e constar da base de dados do Sistema Prato Fácil são necessários para recebimento do alimento.
Deputados – Os deputados estaduais reeleitos nas eleições de 2022 representavam 12 partidos políticos. Hoje a legislatura da Assembleia Legislativa tem onze partidos representados, porque o deputado Ismael Crispin, de São Miguel do Guaporé, reeleito com 23.417 votos, terceiro mais bem votado em 2022, deixou o PSB e está sem partido. Há quem afirme, que Crispin estaria acertado com o PSDB, mas ele não confirma e nem desmente. O União Brasil, partido do governador Marcos Rocha tem maior representatividade no Parlamento Estadual com cinco deputados. Em seguida está PSD e Patriota com três; Republicanos, MDB, PL e PSC dois representantes e com uma vaga Progressista, PTB, PT e Podemos.
Estiagem – A situação de navegação no rio Madeira, em Porto Velho é preocupante. Caso a carência de chuvas na cabeceira do rio se prolongue, o problema deverá se agravar. A maior seca na região foi em 2014, quando o nível chegou a 1,44m, mas no início da semana baixou para 1,43m. Em 2005 o nível atingiu 1,63m e era a menor cota até a estiagem de 2022, e a de terça-feira (25). Como a expectativa de chuvas não é positiva, segundo os serviços de meteorologia, e o nível do rio baixe para 1,22m, será decretado Estado de Emergência para a navegação comercial no município. Está agendada reunião de representantes de órgãos ligados à Defesa Civil e relacionados a navegação no próximo dia 11, para analisar e buscar solução para a situação, inusitada e preocupante, pois o Madeirão, com cerca de 4 mil quilômetros responde por parte significativa da economia regional.
Respigo
Na quarta-feira (27) choveu em algumas partes da região central de Porto Velho. Mas nada que amenizasse o forte calor dos últimos dias com sensação térmica acima de 40 graus +++ O jogo do Fluminense e Internacional pela semifinal da Libertadores na noite de quarta-feira (27) com o Maracanã recebendo mais de 67 mil pessoas foi dos mais empolgantes. Com um jogador a menos desde o primeiro tempo, com a expulsão de Samuel Xavier, o Fluminense conseguiu o empate (2x2), após estar perdendo (2x1) levando a decisão para o próximo dia 4 no Beira-Rio em igualdade de condições +++ Donos de animais de estimação (cachorros e gatos0 em Porto Velho, que dependem de vacinação antirrábica devem leva-los para imunização no sábado (30). A campanha é da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e ocorrerá das 8h às 17 em mais de 100 locais da capital.