Publicada em 19/10/2023 às 11h48
Objetivo da criação do CMJ é promover a participação ativa dos jovens na comunidade
Representando o Departamento de Políticas Públicas para a Juventude (DPPJ), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), o diretor Luiz Noberto, acompanhado da gerente do DPPJ, Maria Amorim, se reuniu na manhã desta quarta-feira (18) com o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Márcio Pacele, quando trataram da criação do Conselho Municipal da Juventude de Porto Velho.
O diretor do DPPJ levou à presidência da Câmara de Vereadores informações, pedindo apoio, quanto à articulação para a criação e implantação do Conselho Municipal da Juventude de Porto Velho, para a promoção de políticas públicas que beneficiem os jovens, o desenvolvimento de programas e serviços voltados para a juventude, a realização de atividades culturais e esportivas, e o fornecimento de um fórum para que os jovens expressem suas opiniões e preocupações, e possam apresentar propostas.
O Conselho Municipal da Juventude é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, propositivo, controlador e fiscalizador da política da juventude, que no momento, seria vinculado à Semasf. Sua finalidade é possibilitar e ampliar a participação popular da juventude; formular, propor e fiscalizar diretrizes de ações governamentais voltadas à promoção dos direitos da juventude e atuar no controle social das políticas públicas para esta população, observando a legislação em vigor.
A proposta do DPPJ, segundo Luiz Norberto, está contando com todo apoio da Semasf, secretariada por Claudi Rocha, e com o incentivo do prefeito Hildon Chaves. “O objetivo da criação do CMJ é promover a participação ativa dos jovens na comunidade, incentivando-os a se envolverem em questões cívicas, atividades voluntárias e políticas locais, e que participem com propostas e ações para a melhoria das políticas públicas para a juventude no nosso município”, disse o diretor.