Publicada em 21/10/2023 às 08h20
Tiveram início nesta terça-feira, dia 17 de outubro, as atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), realizada na região central do estado por professores do campus de Presidente Médici da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Durante o evento, que se estenderá até abril de 2024, os docentes da UNIR promovem diversas atividades de popularização da ciência para alunos de escolas públicas do município de Presidente Médici e cidades vizinhas.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento realizado anualmente em todo o país e organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No campus UNIR de Presidente Médici, docentes dos cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia aprovaram o Projeto “Fortalecendo as Ciências Básicas e Promovendo Jovens Cientistas Rondonienses: Um Pacto para o Desenvolvimento Sustentável”, que tem como intuito promover a divulgação científica e tecnológica nas escolas da região central e oeste de Rondônia, como também apoiar seu uso como mecanismo de empoderamento e transformação social.
A programação completa (acesse aqui), que vai de outubro de 2023 a abril de 2024, inclui ciclos de palestras e exposições de CT&I nas escolas; competição de feira de ciências (24/11/2023) e mostra de cursos (26/04/2024) no campus UNIR de Presidente Médici; e visita ao Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, também em Presidente Médici. Estima-se que o projeto alcance um público de mais de 5000 alunos e 17 escolas, levando conhecimento científico e divulgando a UNIR em diversos municípios rondonienses.
Exposições e palestras - Nesta semana, entre os dias 17 e 20 de outubro, a equipe do projeto já percorreu escolas urbanas e rurais dos municípios de Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra e Nova União, levando informação e divulgando a ciência para alunos dos ensinos fundamental e médio. A exposição de CT&I intitulada “As Ciências Básicas e o Desenvolvimento Sustentável: contribuições de cientistas brasileiros” será apresentada em todas as escolas atendidas, juntamente com o ciclo de palestras “Como se faz ciência e como ser um cientista?”.
“As exposições têm cerca de 13 banners, cada um deles conta um pouco da trajetória de alguns cientistas brasileiros, especialmente de mulheres e de pesquisadores da UNIR, para que os alunos tenham a compreensão de que aqui no estado também fazemos ciência e pesquisa, além de estimulá-los a seguir essa carreira”, explica a coordenadora da ação, professora Elaine Delarmelinda. Enquanto as palestras abordam o que é a ciência, as principais descobertas e sua importância para o progresso científico do Brasil.
Em cada escola visitada, após a finalização das atividades, os professores deixam também um banner expositivo sobre a UNIR, com QR code, para que os interessados possam acessar mais informações sobre a instituição.
Feira de ciências – No dia 24 de novembro, como parte da programação da SNCT 2023, será realizada no campus UNIR de Presidente Médici uma Feira de Ciências no formato de competição, que contará com a participação dos alunos das escolas da região. Durante a feira, os alunos apresentarão seus projetos de pesquisa inscritos pelas escolas e concorrerão a uma premiação.
Outras ações – a programação ainda tem um dia de visita ao Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, em Presidente Médici, no dia 12 de dezembro, pela manhã; e uma mostra de cursos no campus UNIR de Presidente Médici, no dia 26 de abril de 2024, que será aberta a toda a comunidade.
O projeto é coordenado pela professora Elaine Delarmelinda e conta com a participação dos docentes Clodoaldo de Oliveira Freitas, Eliane Silva Leite, Edimar Silva Pereira, Bruna Rafaela Pazdiora, Edicarlos Queiroz, Isabelle Naemi Kaneko, Fernanda Bay Hurtado, Mônica Feitosa e Raul Dirceu Pazdiora.