Publicada em 30/10/2023 às 13h55
PT – Os petistas de Porto Velho realizaram no domingo (29) eleição para escolha do novo diretório municipal do partido. Disputaram o comando do PT, da capital, o atual presidente, Ramon Cujuí, o ex-vereador Sid Orleans e Israel Trindade. Votaram mais de 700 filiados e estão no segundo turno Cujuí, que somou 188 votos e Israel Trindade, que obteve 349 votos. A diferença de Israel para Cujuí é mais ou menos o número de votos, que Orleans obteve. Cujuí terá tarefa muito mais difícil, pois precisa de praticamente todos os votos de Orleans. Já Israel tem que manter os votos que conseguiu no primeiro turno e compilar mais alguns dos que votaram em Orleans, para garantir a presidência do PT na capital. O segundo turno ocorrerá no próximo dia 12.
PT II – O presidente de o diretório do PT de Porto Velho será conhecido no dia 12 do próximo mês, mas o atual presidente, Ramon Cujuí, que disputa a permanência no cargo é a favor de o partido ter candidatura própria nas eleições municipais (prefeito e vereador) de outubro do próximo ano. Hoje (30) o partido estará reunido na sede da capital e Cujuí, disse que o seu nome “está à disposição do PT para cumprir essa tarefa, se for necessário”, e também alertou para a importância de eleger vereadores, pois hoje o partido não tem nenhum no parlamento mirim da capital. “Eleger vereador não é excludente de candidatura à prefeitura. Ao contrário, uma boa candidatura à prefeitura pode significar a votação de legenda superior a todas as candidaturas individuais, o que implica em uma enorme contribuição para alcançar o quociente eleitoral”.
Finados – Semana chamada de “coice de porco”, a iniciada hoje (30), por ser curta em razão do feriado da próxima quinta-feira (2), Dia de Finados, quando se reverenciam os mortos e as pessoas visitam os cemitérios. Em Rondônia o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (Sem Partido), já decretou, acertadamente, ponto facultativo sexta-feira (3) conforme publicação no “Diário Oficial”, no final da última semana. Se a opção é por decretar ponto facultativo no serviço público, seja federal, estadual ou municipal, por que deixar para a véspera para tomar a iniciativa? Decidindo pelo ato com antecedência os servidores já podem antecipar a programação para os dias em que ficarão sem trabalhar para organizar viagens aéreas, principalmente, que em Rondônia estão difíceis – e caras – em razão do corte de voos pelas empresas aéreas Latam, Gol e Azul. Quem tem pessoas sepultadas em outras cidades – ou Estados – tem tempo para organizar viagens.
Exemplo – É das mais oportunas e necessárias a atitude do juiz Maximiliano Deitos, do Tribunal de Justiça (TJ-RO) lotado em Ji-Paraná. O elevado volume de apreensão de madeiras pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Ambiental, transportadas de forma irregular nos últimos anos em Rondônia, motivou um projeto, que direciona a madeira apreendida para a construção ou revitalização de viveiros municipais. Segundo o juiz Deitos, a madeira aprendida “é um produto do crime sendo revertido para a sociedade e para o meio ambiente”. O projeto é batizado de “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas” e conta com a participação de diversos órgãos de segurança e fiscalização. Já estão em funcionamento 25 viveiros e mais onze em processo de finalização, e cada um com capacidade para abrigar entre 100 a 150 mil mudas.
Exemplo II – O ousado e importante projeto possui mais de 4 toneladas de 57 espécies de sementes nativas de ipê, itaúba, jequitibá, tauari, copaíba, abiurana, taxi, jatobá e outras. Já foram doadas ao projeto mais de 8 mil metros cúbicos de madeira. Participam da iniciativa os municípios de Ariquemes, Cujubim, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Buritis, Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Nova União, Teixeirópolis, Cacoal, Ministro Andreazza, Espigão d’Oeste, Pimenta Bueno, Castanheiras, Parecis, Novo Horizonte, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé e Seringueiras, que são favorecidos com o projeto da maior importância. Assim se evita, que a madeira apodreça ou seja queimada como fazem com dragas apreendidas no Rio Madeira, que também deveriam ter um melhor aproveitamento e não destruindo.
Respigo
Semana curta, mas que promete muitas ações nos bastidores e no plenário da Assembleia Legislativa (Ale). Inclusive a continuidade de a polêmica, sobre a aprovação do aumento do ICMS de 17,5% para 21%, e de as atividades rurais de 3% +++ O mês de outubro está chegando ao fim e o Orçamento de Rondônia para 2024, ainda, não chegou na Ale-RO para discussão e votação dos deputados. O orçamento tem que ser analisado até o dia 20 de dezembro, quando tem início o recesso legislativo +++ Caso o prazo não seja cumprido, o orçamento fica para ser votado no próximo ano. Até a votação, o Estado opera com o orçamento deste ano, acrescentado de mais 1,12 avos +++ Faltam oito rodadas pata terminar o Brasileirão de futebol. São 24 pontos que estão em jogo +++ O Botafogo lidera com 59 pontos, mas em seguida vem Palmeiras (53), Bragantino (52). E o Botafogo tem confrontos diretos com Palmeiras e Bragantino.