Publicada em 10/10/2023 às 14h02
Eleições – As lideranças políticas de Rondônia já estão se movimentando na organização de as eleições municipais de outubro do próximo ano, que reelegerão e elegerão prefeitos e vereadores. O ex-deputado federal Natan Donadon, preside o diretório estadual do Agir36 em Rondônia e vem realizando reuniões pelo interior do Estado ajustando o partido para as Eleições 2024. O senador e presidente do PL regional, Jaime Bagattoli também organiza o partido, que é a maior bancada no Congresso Nacional e tem como meta eleger o maior número de prefeitos e vereadores no Estado no próximo ano. Bagattoli conta com aliados fortes para isso, como os deputados federais Cel. Crisóstomo Moura, na vice-presidência e Sílvia Cristina presidindo o PL Mulher.
PL – Bagattoli, Sílvia Cristina e Chrisóstomo é um trio de enorme força eleitoral, que somou mais de 380 mil votos nas eleições de 2022. Dos 52 municípios de Rondônia, o PL já tem Comissões Provisórias em 40, mas a meta é “fechar a conta”. As eleições do próximo ano são fundamentais para a consolidação do partido elegendo o maior número de prefeitos e vereadores. A segunda etapa do planejamento é concorrer nas eleições gerais de 2026 com chances de manter as duas vagas na Câmara federal e eleger mais um senador, no caso, uma senadora com Sílvia Cristina concorrendo a uma das duas vagas, que estarão na disputa hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL). Quem viver verá...
Água – Na reunião da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na segunda-feira (9), seus membros aprovaram a Declaração de Situação Crítica de Escassez Quantitativa dos Recursos Hídricos do rio Madeira até o dia 30 de novembro. É uma das medidas preventivas dos efeitos do fenômeno El Niño sobre os recursos hídricos do Brasil e mitigar seus impactos aos usos múltiplos da água. A preocupação é enorme com o monitoramento hidrológico do rio Madeira identificando problemas e propondo medidas de prevenção e suavizar os impactos devido à estiagem na região Norte.
Cultura – Uma das festas mais tradicionais da cultura da Amazônia, a do Boi-Bumbá, após a pandemia volta, com força total em Guajará-Mirim, onde os bois Flor do Campo e Malhadinho travam uma disputa acirrada. O tradicional “Duelo da Fronteira” será aberto na sexta-feira (13) a partir das 19h, com entrada gratuita, apoio do Governo do Estado, da prefeitura e organização da Associação Warati sendo encerrado no domingo (15). O evento ocorre desde 1995 e nasceu de um projeto da União Municipal das Associações de Moradores e apoio da Unir, através da Fundação da universidade. Desde 1997 que se tornou “Duelo na Fronteira” e a partir daí se transformou em uma luta das mais acirradas entre os bois Flor do Campo e Malhadinho.
Prefeitos – Nos principais colégios eleitorais de Rondônia, os prefeitos terão condições de buscar a reeleição. O maior colégio eleitoral do Estado, Porto Velho o prefeito Hildon Chaves (Sem Partido) foi reeleito em 2020 e está fora da disputa. No segundo maior reduto eleitoral do Estado, Ji-Paraná, o prefeito eleito em 2020, Isaú Fonseca (UB) foi afastado do cargo em julho último, após acusações de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. Apesar de negar, não conseguiu retornar ao cargo, ocupado pelo vice, Joaquim Teixeira (PL), que poderá concorrer à reeleição, caso Isaú não consiga retornar. Em Vilhena, o prefeito Flori Cordeiro (Podemos), eleito para um mandato tampão (assumiu em janeiro último) poderá buscar a reeleição, assim como Adailton Fúria (PSD) de Cacoal, Aldair Júlio (MDB), de Ariquemes, Carla Redano (UB) e de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (UB). João Gonçalves (PSDB) de Jaru está no segundo mandato e fora das eleições de 2024.
Respigo
A frase é do piloto de caça alemão, que participou da segunda Guerra Mundial, Erich Hartmann. “A guerra é um lugar de jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos, que se conhecem, se odeiam, mas não se matam” +++ A quinta-feira (12) é dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. É feriado nacional e funciona somente os serviços essenciais +++ Em Rondônia o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (Sem Partido) já decretou Ponto Facultativo na sexta-feira (13). A Assembleia Legislativa (Ale) também não terá expediente na sexta-feira +++ O ex (vice-governador, deputado federal e vereador de Porto Velho) Aparício Carvalho recebeu a Medalha Mérito Santos Dumont no Palácio das Artes, na capital. Dr. Aparício como é mais conhecido recebeu a honraria na última semana, que é entregue a pessoas com destacado serviços prestados à Aeronáutica e foi criada para celebrar os 150 anos de Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”.