Publicada em 11/07/2024 às 13h55
Candidatos – Estamos a nove dias do prazo para início das convenções partidárias em todo o Brasil, para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador, às eleições de outubro próximo. De 20 de julho a 5 de agosto os partidos políticos, federados ou não, deverão montar suas chapas e concorrerem às eleições deste ano, que deverão ser, como sempre ocorre nas municipais, das mais acirradas. A campanha política para se eleger vereador, seguramente é a mais difícil, porque a divisão de votos é muito grande, inclusive junto aos familiares, pois cada um tem os seus interesses e nem sempre são os mesmos de quem está concorrendo a uma das vagas a vereador em seu município, no caso de Porto Velho, 23, duas a mais que a legislatura atual, que terminará no final do ano.
2º turno – O assunto já foi abordado na coluna de quarta-feira (10), mas merece mais espaço devido a sua complexidade. É o relacionado eleições em dois turnos em Porto Velho, único município do Estado com colégio eleitoral acima de 200 ml eleitores, que possibilita duas votações para os cargos majoritários (prefeito e vice), se necessário for. E a de outubro dificilmente, quase impossível alguém se eleger no primeiro turno. Seria um elefante listrado, não uma zebra. E continuamos com a mesma tese: as duas candidaturas que forem para o segundo turno não serão do mesmo grupo, ou seja, centro-direita e centro-esquerda. Um deles será centro-direita, no caso Mariana Carvalho (UB) e Léo Moraes (Podemos) e, no bloco de centro-esquerda, o candidato da federação PT, Psol, PV e PDT. Com expectativa da chegada do PSB, presido regionalmente pelo advogado e professor universitário, Vinícius Miguel, que a princípio é pré-candidato a prefeito.
Ariquemes – As eleições municipais de outubro em Ariquemes ganha maior movimentação com a pré-candidatura do ex vice-prefeito, Lucas Follador, do Novo, que deverá ser anunciada publicamente esta semana. Lucas também foi deputado federal e filho de família tradicional do município. O pai, Adelino, já foi vereador em Ariquemes, prefeito em Cacaulândia (três mandatos e deputado estadual) em três legislaturas seguidas, sendo um dos parlamentares mais atuantes que passaram pelo legislativo estadual. Informações recentes de Ariquemes são que Lucas estará lançando no próximo dia 25 sua pré-candidatura a prefeito.
Ariquemes II – Não há dúvida que a entrada de Lucas Follador na disputa pela prefeitura é muito importante para a cidade, pois até então, a prefeitura Carla Redano (UB) tinha como adversário o ex (prefeito, vereador, deputado estadual, deputado federal e senador), Ernandes Amorim (PSB), que só náo elegeu governador de Rondônia. Também se comenta sobre a possibilidade de o ex-vereador (cassado) Rafael O Fera (Podemos) disputar, mas está inelegível. Se conseguir viabilizar a candidatura é um forte concorrente às pretensões da reeleição de Carla, mas se concorrer com liminar dificilmente terá chances. Com a chegada de Lucas a disputa pela sucessão municipal ganha competitividade, pois ele e Amorim são nomes expressivos na política local/regional e teremos uma eleição, à princípio, das mais concorridas. Bom para o eleitor, que terá boas opções.
Prefeito – O ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, Benedito Alves estará reunindo filiados do Solidariedade e convidados para o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Porto Velho. A reunião será no Clube Tucumã, Bairro Socialista, Zona Leste da capital, a partir das 19h. Benedito há dias vem percorrendo o município, inclusive os distritos de Vista Alegre, Nova Califórnia, Jaci Paraná, Rio Pardo e União Bandeirantes mantendo contato com a população, para saber de suas necessidades e prioridades. A meta é montar um amplo e eficiente Plano de Governo, para apresentar a comunidade, pois somente falando direto com a população será possível saber das suas prioridades.
Respigo
Com o pedido de licença do deputado estadual Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), para tratamento de saúde, o cargo de Líder do Governo ficou vago na Assembleia Legislativa (Ale). No “Diário Oficial” de quarta-feira (10), da Ale-RO saiu a indicação do Governo do Estado para que o deputado Ezequiel Neiva (UB-Cerejeiras) ocupe o cargo de Líder +++ A exemplo de o governador Marcos Rocha (UB), que decretou Estado de Emergência, em razão da estiagem prolongada, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) tomou a mesma medida. A Situação realmente é crítica e, as previsões, não são nada animadoras +++ Porto Velho tem uma enorme população ribeirinha ao longo do Rio Madeira e que depende da navegação. Em 2023 os ribeirinhos tiveram inúmeros problemas, inclusive com água potável, porque a navegação no Madeira ficou prejudicada sendo suspensa a noturna e a diurna limitada a cargas mínimas nas embarcações.