Por Assessoria/SINTERO
Publicada em 10/10/2019 às 10h17
No mês de agosto, o Sintero solicitou aos técnicos transpostos, que foram enquadrados como Nível Auxiliar (NA), e que possuem o 2º grau, que apresentassem uma relação de documento em todas as Regionais, para que o sindicato pudesse pleitear a revisão do enquadramento para o Nível Intermediário (NI). Diante disso, nesta terça-feira (08/10), o Sintero reivindicou esse direito administrativamente, durante reunião com o presidente da Comissão Especial dos ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT), Jamison França Vieira.
No total, foram protocolados em Brasília 137 processos, considerando aqueles que haviam entregado todos os documentos solicitados pelo Sintero. Na ocasião, foi informado que os processos deverão ser digitalizados. Além disso, o canal de comunicação sempre estará aberto para aqueles que tiverem interesse em fazer a revisão do enquadramento.
O Sintero busca esse direito aos técnicos educacionais transpostos, por acreditar que o investimento na carreira, ao longo dos anos, precisa ser reconhecido pela Comissão Especial dos ex-Territórios. Além disso, o sindicato sempre buscará através de ações concretas que a valorização profissional dos trabalhadores em educação seja constante.
Apesar dos esforços que o Sintero tem feito para buscar valorização profissional aos servidores transpostos e para que aqueles que possuem direito à Transposição sejam reconhecidos, a maioria dos representantes da bancada federal de Rondônia não tem mostrado interesse em discutir sobre o tema.
Destaca-se que com a Transposição dos servidores para o quadro da União, tanto o Estado quanto os Municípios, são beneficiados com uma economia milionária na folha de pagamento, podendo esse recurso ser aplicado na valorização dos servidores públicos e na melhor estrutura dos serviços utilizados pela sociedade.
Em todas as reuniões do Sintero em Brasília, o deputado Mauro Nazif (PSB) esteve presente, discutindo e defendendo os direitos dos servidores de Rondônia.
O gabinete do senador Marcos Rogério (DEM) ajudou nas articulações das reuniões e pediu ao presidente Jamison França, para que os temas fossem tratados diretamente com ele. Também solicitou que o Sintero pontuasse as demandas que o sindicato vem enfrentando a respeito da Transposição.
Como solicitado, o Sintero protocolou o documento no gabinete, e pediu que o parlamentar tomasse providências o mais rápido possível, uma vez que os direitos dos servidores pioneiros precisam ser reconhecidos o quanto antes, já que a maioria possui idade avançada e devido à demora no processo, muitos acabam não usufruindo desse direito.