Por J. Nogueira/DIÁRIO DA AMAZÔNIA
Publicada em 29/01/2021 às 12h36
O decreto da prefeitura de Ji-Paraná, endurecendo as regras das ações de combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), nos últimos dez dias, obteve excelente resultado com a restrição do funcionamento de parte do comércio no período noturno. A afirmativa foi do diretor do Departamento de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde (Semusa), Antelmo Ferreira. Segundo ele, a positividade aconteceu na redução da ocupação dos leitos clínicos do hospital municipal, Claudionor Roriz.
O trabalho de fiscalização para o cumprimento do Decreto do Distanciamento Social, é realizado pela Vigilância Sanitária com o apoio das forças de segurança como: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Nos últimos dez dias, o comércio no período da noite passou a atender, presencialmente, até às 20h até as 23h, somente através do chamado Disk-Entrega. A venda de bebidas alcoólicas ficou totalmente proibida.
Neste período, segundo ele, muitos proprietários de estabelecimentos acabaram sendo multados, e seus comércios, fechados por tempo determinado. “O resultado é considerado bom, mas, ainda requer uma vigilância constante aqueles que teimam desrespeitar as regras do distanciamento”, lamentou o diretor.
“O consumo de álcool diminui o estado imunológico da pessoa, e com isso, aglomerações no período da noite, e mais ainda, nos finais de semana” declarou. A maioria das pessoas infectadas com o Cocid-19, estão na faixa etária de 20 e 50 anos. E os óbitos acima dos 60 anos, ou seja, essas vítimas fatais, certamente, tiveram contato com essas pessoas mais jovens que ao consumir bebida, perdem o autocontrole, ou seja, passam a se abraçarem, deixam de usar máscaras e a higienização, sendo alvos fáceis para se infectar, levando a doença para suas residências”
Outra situação relatada pelo diretor é que o maior número de infectados, surgem justamente das chamadas festas clandestinas. “Nossas equipes já conseguiram flagrar pessoas buscando bebidas em municípios próximos, onde a venda não foi proibida”, garantiu. “Alerto que não é só o comerciante que passa a ser penalizado, a pessoa física flagrada, também pode ser multada em R$700 (individual).
Restrição
De acordo com o Decreto reeditado, às medidas temporárias de Isolamento Social Restrito se estenderá até o próximo dia 31 de janeiro, com restrição provisória de pessoas em espaços e vias públicas no horário compreendido das 20h às 6h. A pessoa flagrada transitando, nesse horário, deverá apresentar Declaração, obrigatoriamente. As feiras livres estão liberadas, respeitando as regras do distanciamento. Também fica liberado o serviço de Delivery entre às 6h e 23h, sendo proibido o transporte de qualquer tipo de bebida alcoólica. As aglomerações de pessoas, reunião em vias públicas, locais fechados e em propriedades particulares, bares, lanchonetes e casas noturnas, continuam proibidas.