Por José Luiz Alves
Publicada em 14/08/2021 às 09h03
Economia se recuperando...!
Domingo (8) dia dos pais decidi almoçar no shopping. A praça de alimentação estava atopetada de gente, uns andando sem máscaras, ou aglomerados formando filas nos estabelecimentos especializados. Acomodei-me observando aquele povão comemorando como se não estivéssemos vivendo numa pandemia.
De repente pinta no pedaço duas moças lindas daquelas de parar o trânsito. Uma loira trajando uma saia dois palmos acima dos joelhos, complementada por uma blusa decotada que até parecia uma frente liberal, tipo centrão que apóia o Bolsonaro no Congresso Nacional. Ao sentar e cruzar a perna a loira mostrou até à grife. A morena que mais parecia a estátua da liberdade vestindo um short branco daqueles mais justos que “boca de bode” como diz os nordestinos sentou-se a mesma mesa com dois canecos de chopp, travando um bate-papo animado.
Na mesa ao lado dois rapazes, um vestindo a camiseta do Grêmio e outro a do Corinthians, o corintiano comentou: “não gosto isso me dá azia”. O gremista respondeu: “Sinto nojo”. Noutra mesa um camarada saboreava um cachorro quente, terminou a salsicha e ele continuou no dedo...! Um pouco a frente um crente lia a bíblia, então perguntei: o que acha disso irmão? Ele respondeu: “não posso ver já estou cheio de pecados”.
Chamando atenção a loira e a morena levantaram-se a partiram sacudindo as ancas no meio da multidão, passando ao lado da mesa onde um cidadão de 90 anos aproximado observava tudo. Perguntei-lhe: gostou amigo velho? Recebi como resposta: “já fui bom nisso, mas é sinal que a economia está se recuperando”. Falou a voz da experiência!
Novos caminhos!
Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias, à sanidade e qualidade do rebanho bovino produzido neste estado, continua conquistando mercados externos e abrindo novos caminhos para o consumo da carne do chamado “boi verde”. Ele se refere à liberação pelo Ministério da Agricultura ao frigorífico Rio Machado de Ji-Paraná, para exportar carne ao Chile, um País com moeda valorizada e altos poderes aquisitivos. Naturalmente o trabalho realizado pelos técnicos da Agência Idaron, no combate a febre aftosa começa a ser reconhecido pelo mercado externo.
Tramitando
Tramita na Assembléia Legislativa um projeto interessante propondo que os semoventes (bovino e outros) sirvam como garantia para que os produtores rurais realizem operações juntos as instituições financeiras. O projeto surgiu pelas dificuldades na ausência de títulos das áreas rurais, sendo que muitas vezes os produtores são impedidos de realizar financiamentos para melhorar a produtividade, por que não receberam a titulação das terras que ocupam a mais de 40 ou 50 anos.
Aqui...
Na segunda-feira (16), a partir das 9:00 horas no Palácio Rio Madeira, a Superintendente da SUDAM Louise Caroline Campos, estará apresentando aos técnicos, empresário e gestores com objetivo de difundir informações sobre os instrumentos para o desenvolvimento regional. Começando por Rondônia e Acre, a equipe da SUDAM percorrerá as 9 capitais da Amazônia Legal propondo aos estados e municípios planos de ação para o desenvolvimento apresentando meios e formas na obtenção de recursos federais através de projetos apresentados à SUDAM com financiamentos por meio do Banco da Amazônia.
Ausente!
Na próxima semana estarei ausente da capital, pois tenho que cumprir uma agenda importante produzindo um documentário revelando os vários setores ligados ao agronegócio no estado de Rondônia. Porém prometo que na semana seguinte estarei aqui lépido e fagueiro, cumprindo o dever de bem informar apresentando sempre noticias do campo que não pode parar.
Recuo!
As projeções oficiais que inicialmente davam como certa, uma super safra agrícola superior a passada reconheceram que por vários fatores entre eles os climáticos, a colheita de grãos será menor do que era esperado não atingindo os números anunciados anteriormente. Este recuo na produção no campo com certeza inflará o aumento de preços da cesta básica aos consumidores.
Mobilizados
Órgãos do governo do estado, Secretaria de Agricultura, EMATER, SEBRAE e produtores rurais estão se mobilizando na organização do “Festival do Tambaqui Assado na Brasa” com programação prevista para o dia 19 de setembro, em 30 municípios no estado de Rondônia e nas principais capitais brasileiras. A iniciativa é louvável em todos os sentidos.
Até a próxima
Vou em frente, pois quem fica estagnado é poste, e quem caminha em sentido contrário é carangueijo. Bom final de semana, não esqueça a máscara!