Publicada em 04/01/2023 às 16h05
Num ritual que se repete há pelo menos três décadas, o deputado Adelino Follador (União Brasil) voltou a declarar o seu amor ao Estado de Rondônia, num pronunciamento em Porto Velho para marcar seus 41 anos de instalação, em que destacou sua obstinação ser grande e sua vocação de ser um modelo de desenvolvimento nessas quatro décadas para liderar os demais entes da Amazônia onde é considerado o mais próspero e uma potência econômica do Brasil.
Follador começou falando de sua própria jornada pelo então Território Federal de Rondônia, em 1977, quando desembarcou na região, tornando–se uma das principais lideranças jovens da assessoria do governador Jorge Teixeira (Teixeirão) em Ariquemes e região do Vale do Jamari, onde tudo estava por fazer. “Nós partimos do nada, de uma agropecuária de subsistência, que nem registro tinha, para chegarmos em 2022 com um desempenho espetacular neste setor”, disse apontando o complexo de exportações de Rondônia, que está movimentando mais de U$ 2 bilhões (dólares), colocando sua produção de carne, soja, etc em mercados internacionais exigentes como o Oriente Médio, China e Estados Unidos, União Europeia, entre outros.
“Tudo começou com o Teixeirão” disse em tom saudoso, sempre destacando a importância do governador nesta grande saga, nesta grande missão. O deputado lembrou a epopeia dos “cacaieros” – trabalhadores que se embrenhavam e desbravavam a floresta carregando seus pertences e o que comer num saco -, para realizar o grande sonho de ter um pedaço de terra para chamar de seu, e partir daí sonho e realidade evoluíram e tornaram-se um só para formar o ideal de construir um estado, Rondônia. “Tenho imenso orgulho de ter participado dessa incrível jornada, dessa grande aventura ao lado do governador Jorge Teixeira, para construção de nosso estado” disse.
Adelino Follador disse que se considera uma testemunha de toda essa transformação. Ele disse que viu de tudo nesses 41 anos de Rondônia, alguns fatos desagradáveis, mas a maioria digna de reconhecimento, em todas as áreas, na educação, na saúde, na infraestrutura rural, com a abertura e conservação de estradas que carreiam o desenvolvimento para garantir o manejo e estrutura de escoamento das safras de milhares de hectares de lavouras de soja, milho, café, feijão, cacau, algodão, etc. Follador citou especialmente a produção de bovinos que conta com cerca de 18 milhões de cabeças de gado de leite e de corte nos pastos, da produção de frango, peixe e suínos, três setores do agro que também integram a pauta de exportação e têm importância e destaque na balança comercial do Estado.
“Ser um dos estados mais jovens do Brasil e ostentar um desempenho de campeão, de líder em produção econômica na Região Amazônica é motivo de muita alegria e orgulho para todos os rondonienses”, disse Adelino Follador ao prestar sua homenagem ao Estado pelos 41 anos de vida administrativa consolidada. O Estado de Rondônia foi criado em 22 de dezembro de 1981 pela Lei Complementar nº 41, mas só foi instalado 14 dias depois, em 4 de janeiro de 1982, simultaneamente à posse do seu primeiro governador, coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o Teixeirão.