Publicada em 20/01/2023 às 14h14
PSB – O partido presidido no Estado pelo deputado federal Mauro Nazif, que não conseguiu se reeleger em outubro último, além de ficar sem representante na Câmara Federal perdeu dois dos três deputados na Assembleia Legislativa. Dos três parlamentares do PSB, que buscaram a reeleição, Lazinho da Fetagro e Chiquinho da Emater, somente Ismael Crispin se reelegeu, porque obteve votação expressiva (23.417 votos), o foi terceiro mais bem votado. O problema é que a direção do partido errou ao deixar o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, que somou mais de 190 mil votos nas eleições ao Senado em 2018 fora das eleições à Câmara Federal em 2022. Opção a Jesualdo seria uma candidatura ao governo, que ele rejeitou e decidiu não disputar nenhum cargo na ocasião.
Prefeitura – As eleições municipais de 2024 (prefeitos e vereadores) estão a menos de dois anos, mas já mobilizam os políticos no Estado, apesar de os eleitos em 2022, no caso deputados (federais e estaduais) e senadores assumirem somente no dia 1º de fevereiro. E em Ji-Paraná certamente teremos eleições das mais acirradas, pois não tem segundo turno e tudo tem que ser decidido no primeiro. Além de o prefeito Isaú Fonseca (MDB) estar disposto a disputar a reeleição, Jesualdo Pires já admitiu às pessoas mais próximas, que pretende concorrer. A dúvida seria se pelo PSB ou um outro partido. Jesualdo tem até seis meses antes das eleições do próximo ano para decidir. Há quem aposta, que ele não permanecerá no PSB, pois ficou prejudicado ao ser impedido de candidatar-se à Câmara Federal em 2022.
Prefeitura II – As possibilidades de eleições das mais equilibradas em Ji-Paraná no próximo ano são enormes. Além de o prefeito Isaú, o deputado estadual-reeleito, Laerte Gomes (PSD), com a maior votação em Rondônia de todos os tempos (25.603 votos) está entre os favoritos na disputa pela sucessão municipal. Hoje é o campeão de votos no Estado, mesmo com Ji-Paraná elegendo mais três deputados estaduais. E não ficou muito distante de eleger o quinto, porque o ex-deputado estadual Airton Gurgacz (PDT), não conseguiu se eleger ao parlamento estadual, mas estava entre os favoritos. Somente em Porto Velho, além de Ji-Paraná, onde temos cerca de uma dezena de bons candidatos com chances na disputa pela prefeitura, promete uma sucessão municipal das mais concorridas. A expectativa em Ji-Paraná é de eleições das mais acirradas, pois temos o atual prefeito (Isaú), o ex-prefeito e ex-deputado estadual (Jesualdo), o ex-deputado estadual e ex vice-governador Airton e o campeão de votos à Ale-RO, em 2022, Laerte Gomes. As apostas estão abertas...
Novatos – É importante destacar, que dos 24 deputados que compõem a Assembleia Legislativa (Ale) de Rondônia, 13 são novatos. Alguns com passagens pelas câmaras de vereadores e prefeituras, mas nenhum retornando ao parlamento estadual. São realmente parlamentares, que estarão pela primeira vez ocupando uma das cadeiras da Ale-RO para um mandato de 4 anos. Deputados experientes como Adelino Follador (UB-Ariquemes), Chiquinho da Emater (PSB), Dr. Neidson (Podemos/Guajará-Mirim, Lazinho da Fetagro (PSB-Jaru), Ribamar Araújo (PL-PVH) não conseguiram a reeleição. A renovação na Ale-RO para o próximo mandato, que terá início no dia 1º de fevereiro estará em torno de 60%, número considerado muito elevado pelos especialistas em política partidária.
Deputado – Há enorme expectativa pelo desempenho do ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Rondônia-Sinpol, José Ribeiro Pinto, mais conhecido como “Ribeiro do Sinpol”, que se elegeu deputado estadual pelo Patriota com mais de 9.700 votos nas eleições de outubro. Ribeiro comandou o Sinpol em dois mandatos e a sua eleição, mesmo sendo para um cargo político-eleitoral pela primeira vez é uma pessoa muito bem relacionada junto a categoria e também aos demais segmentos da sociedade. Quem conhece Ribeiro garante, que mesmo exercendo um mandato político-eleitoral pela primeira vez, ele está bem preparado para exercício do mandato, pois sempre foi pessoa de cumprir compromissos, por isso a votação expressiva ao parlamento estadual. Ribeiro tem domicílio eleitoral em Porto Velho, mas também foi bem votado na maioria dos municípios do interior.
Respigo
Com a condição de manter o nome no anonimato a fonte confidenciou quem será o vice-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), a partir de 1º de fevereiro. A princípio está tudo acordado, que o deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH) ocupará a presidência no primeiro bimestre +++ Inclusive para o segundo bimestre, mas o bom senso recomenda que o assunto seja explorado, publicamente somente mais à frente +++ Após duas décadas a região do Cone Sul passará a ter um representante no Senado Federal com a eleição de o empresário Jaime Bagattoli. O ex-senador Chico Sartori (PSDB) esteve representando a região, antes de Bagattoli +++ Nos últimos dias a temperatura em Porto Velho sempre esteve abaixo dos 28 graus e, à noite em torno de23 graus. Para uma região que sempre está com os termômetros acima dos 30 graus, o período de friagem, que continua hoje (20), inclusive com muita chuva decorrente do período obrigou os portovelhenses a utilizarem casacos, o que não é comum.