Publicada em 17/01/2023 às 14h21
2026 – Em 2026 teremos novamente eleições gerais (presidente da República, governadores, deputados federal e estadual e duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal). As duas vagas de Rondônia são de Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL), que está licenciado e ocupa o seu lugar o 1º suplente, Samuel Pereira de Araújo, que recentemente se filiou ao PSD. Rogério foi derrotado nas eleições a governador em outubro último, no segundo turno, por Marcos Rocha (UB), que se reelegeu para mais um mandato. Rogério chegou a ser cotado como eleito em pesquisas veiculadas em órgãos de comunicação, após as eleições em primeiro turno, quando foi bem votado e estava em ascensão eleitoral, por isso a expectativa de sucesso no segundo turno. Perdeu e, caso opte pela reeleição ao Senado terá novamente Rocha pela frente, que pretende ocupar uma das duas vagas.
2026 II – Ex-apresentador de TV e com facilidades para se comunicar, Marcos Rogério vinha de forma crescente na política, mas nunca ocupou um cargo majoritário. Foi vereador em Ji-Paraná, suplente de deputado federal. Assumiu a Câmara Federal com a cassação, na época, de Lindomar Garçon e foi o senador-eleito mais bem votado nas eleições de 2018 (324.939 votos). Na CPI da Covid-19, do Congresso Nacional, se destacou como defensor do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, com intervenções que foram importantes na defesa do seu aliado. Nas eleições de outubro último perdeu no primeiro turno para Rocha, por pouco mais de 15 mil votos e criou-se expectativa que poderia vencer no segundo turno, mas abusou do excesso de confiança e Rocha utilizando uma investida mais agressiva, consistente foi o vencedor.
2026 III – Rogério tem pouco mais de três anos de mandato, assim como Marcos Rocha, que não poderá concorrer em 2026, porque foi reeleito em 2022. Rogério é um dos nomes já cotados para concorrer a governador, caso não opte pela busca da reeleição ao Senado. Mas as pessoas mais próximas do senador-licenciado acreditam que Marcos Rogério deverá se preparar na organização do PL em Rondônia, partido que ele preside, para que consiga eleger o maior número de prefeitos e vereadores nas eleições de 2024, para que possa ter uma base mais fortalecida, para decidir com mais segurança se disputa novamente o governo do Estado. Além de saber que, optando pela reeleição, terá novamente Rocha pela frente, que já se prepara para concorrer ao Senado.
Deputados – Os deputados que não forem reeleitos para a Assembleia Legislativa do Paraná estão sendo entrevistados por um órgão de comunicação do Estado sulino, para que eles falem um pouco da experiência na passagem pelo legislativo estadual. É uma maneira de o deputado deixar depoimentos sobre a prestação de serviços em sua permanência na Casa do Povo. A ideia poderia ser copiada por órgão de comunicação de Rondônia, pois nas eleições de 2022, dos 24 deputados, somente 11 se reelegeram, pois, alguns optaram por concorrer a outros cargos eletivos e vários não conseguirem a reeleição. Temos deputados com ampla folha de serviços prestados, como Adelino Follador (UB-Ariquemes), Cássia Muleta (Podemos-Jaru), Dr. Neidson (Podemos-Guajará Mirim), Ribamar Araújo (PL-PVH). São deputados, que não conseguiram um novo mandato e certamente têm muito o que dizer na passagem pelo parlamento estadual.
Oficinas – No período de 25 a 31 deste mês a Escola do Legislativo, que é mantida pelos deputados estaduais promove Oficinas para os parlamentares, chefes de gabinete e assessores. As Oficinas ocorrerão no auditório da Ale-RO e na escola dos deputados com temas importantes, não somente para os deputados que estão chegando e iniciarão o primeiro mandato, mas também para os reeleitos, junto com as suas equipes de assessores tenham uma dimensão maior do parlamento estadual. Durante os dias serão aplicadas Oficinas sobre Cerimonial, Plenário, SAPL (de apoio ao processo legislativo) e e-TCDF (processo eletrônico). “É a escola contribuindo para o aprimoramento do trabalho dos deputados e seus assessores”, diz o diretor-geral, Fábio Ribeiro.
Respigo
Partes de as avenidas Jorge Teixeira e Migrantes, em Porto Velho, que formam a BR 319 precisam de restauração. O Dnit, que responde pela manutenção de as rodovias que cortam a capital de Rondônia realizou há dias um tapa-buracos de péssima qualidade +++ Há tempos que os trechos precisam de recape, pois, o tráfego pesado de veículos em direção ao porto no rio Madeira apresentam buracos e, como estamos em período de inverno amazônico (chuvas diárias) a situação se complica. Como a manutenção é ruim, os buracos aumentam e as possibilidades de acidentes são maiores +++ No próximo sábado (21) moradores do Jardim Capelasso em Ji-Paraná, das 8h às 15h poderão se vacinarem. A prefeitura, via secretaria de Saúde (Semusa) irá colocar uma ambulância disponibilizando vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), além da contra o covid-19 com doses disponibilizadas a cada público.