Publicada em 27/04/2023 às 09h50
O Ministério Público de Rondônia, representado pela Promotora de Justiça Conceição Forte Baena, participou na última segunda-feira (24/4) de uma reunião para tratar do projeto de segurança e paz nas escolas, em Ji-Paraná. A proposta, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, foi elaborada de forma semelhante ao projeto criado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), adequada à realidade da Rede Municipal de Ensino (RME).
Durante o encontro, a integrante do MPRO reiterou o apoio da Instituição ao projeto, reforçando ainda o acompanhamento das ações que envolvem escolas particulares no município, para fomentar políticas públicas a serem implantadas na intervenção e prevenção da violência, bem como estabelecer a comunicação coletiva não violenta.
Conforme debatido na reunião, a Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem intensificado as ações de proteção nas escolas, com investimentos em instalação de câmeras de monitoramento, contratação de vigilantes e convênio com a Polícia Militar para atuar diariamente nas proximidades das escolas.
Medidas como restringir o acesso às escolas apenas aos estudantes, pontualidade dos pais em relação aos horários de início e término das aulas e fechamento dos portões das escolas após 15 minutos de entrada e saída são outras providências que estão sendo adotadas para contribuir para a segurança dos alunos e profissionais de educação.
Ficou acordada ainda, a realização de uma audiência pública com os pais, responsáveis e estudantes do município para conversar sobre o problema em busca de soluções. A reunião contou com a participação da Secretária Municipal de Educação de Ji-Paraná, Ana Maria Vizeli e da Superintendente de Gestão, Dalila Maitê Sena.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social – Semed Ji-Paraná