Publicada em 23/05/2023 às 14h33
Combustível – Em Rondônia teve início mobilização contra a cartelização dos preços do diesel gasolina e etanol. A prática ilegal sempre existiu em todo o Estado e não somente agora com a oscilação dos valores, para baixo. Em todas as altas de combustíveis o preço já sofria majoração na madrugada. Quando era redução, a alegação dos proprietários de postos e do sindicato da categoria sempre foi, que era necessário esvaziar os tanques para que o preço fosse reduzido. Há anos que a coluna denuncia a cartelização dos combustíveis em Rondônia sem que o Procon tomasse as devidas providências. Agora a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou um canal exclusivo para que os brasileiros possam denunciar a cobrança de preços abusivos. Na quarta-feira (24) será realizado o Mutirão do Preços Justo com apoio dos Procons de todo o Brasil.
Cacoal – Graças à intervenção do deputado estadual Cirone Deiró (UB-Cacoal), junto ao governo do Estado, a cidade será favorecida com pavimentação asfáltica em mais 40 ruas do perímetro urbano, graças ao programa “Tchau Poeira”. Na assinatura do convênio o prefeito Adailton Fúria (PSD), disse que o deputado, “tem sido um grande parceiro, que pediu esse asfalto, brigou, correu atrás, para interceder por Cacoal e pode ter a certeza Cirone, que vamos continuar seguindo juntos pelo desenvolvimento de Rondônia”. Os investimentos giram em torno de R$ 12 milhões. O governador Marcos Rocha, afirmou que “com o trabalho de combate à corrupção de nosso Governo e a união de forças, estamos conseguindo atender aos interesses da população”.
Arom – A Associação dos Municípios de Rondônia-Arom, presidida pelo prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (UB) marca presença na Rondônia Rural Show (RRS), que está sendo realizada esta semana em Ji-Paraná. A Arom tem estande junto com a Prefeitura de Porto Velho e já passaram pelo local a deputada estadual e primeira dama da capital Yeda Chaves (UB-PVH), deputados Affonso Cândido (PL/Ji-Paraná) e Jean Mendonça (PL/Pimenta Bueno); secretário de Agricultura de Porto Velho, Carlos Magno, ex-deputada federal Mariana Carvalho, deputado federal Maurício Carvalho (UB) dentre outras autoridades. Hildon participou da abertura dos trabalhos da Ale-RO na RRS e, sinalizando, que pretende se manter ativo na política, percorreu todos os estandes da mais importante mostra do gênero do Norte do Brasil cumprimentando a todos. Chaves é nome certo para concorrer a governador em 2026.
Problemas – Nem tudo são flores na RRS. Na segunda-feira (22), abertura da mostra, ocorreram vários problemas de infraestrutura, que comprometeu transmissões de TVs e rádios que estavam ao vivo no local. A RRS já está na décima edição e é lamentável, que, ainda, tenhamos problemas com oscilação de energia elétrica com várias quedas durante o dia. No estande da Prefeitura de Porto Velho ocorreu um princípio de incêndio, que foi controlado, mas queimou equipamentos. No estande da Ale-RO também ocorreram cortes constantes de energia, mas não houveram problemas durante a solenidade de abertura dos trabalhos do legislativo estadual, na 10ª RRS comandados pelo presidente Marcelo Cruz (Patriota-PVH).
RRS II – As atenções políticas, comerciais e agrícolas estão todas concentradas em Ji-Paraná desde o início da semana com a RRS. Circular pelo Palácio Rio Madeira e Assembleia Legislativa (Ale) em busca de secretários de Estado e deputados é perder tempo, pois os parlamentares terão sessão extraordinária na quinta-feira (25), quando serão discutidos e votados projetos de interesse da região central polarizada por Ji-Paraná. O governador Marcos Rocha e a maioria dos secretários estão despachando da RRS, como se fosse um Governo Itinerante, implantado pela administração estadual este ano como resultados dos mais positivos junto a prefeitos, vereadores e lideranças regionais. É Ji-Paraná sendo sede do governo e do Poder Legislativo durante a semana concentrando todas as ações políticas do Estado.
Respigo
O show do Roupa Nova que seria realizado na quinta-feira (25) em Ji-Paraná, no Clube Vera Cruz foi adiado por problemas relacionados a voos. Dentro de 30 dias será marcada uma nova data e, quem comprou os ingressos n]ao terão problemas, porque eles continuam valendo sem a necessidade de remarcação ou troca +++ Hoje (23) às 19h o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Patriota) recebe o título de Cidadão Honorário de Ji-Paraná, pelos relevantes serviços prestados ao município. A proposta foi da vereadora Juscélia Dallapícola (PSDB) e aprovada por unanimidade pelos demais colegas +++ O Cruzeiro levou peia do Cuiabá (1x0) na noite de segunda-feira (22), pelo Campeonato Brasileiro Série A. Um mineiro revoltado reclamava, que o Cruzeiro levou um time do Pantanal para jogar na Arena do Jacaré: “só podia perder mesmo”, argumentou +++ Hoje temos dois times considerados grandes do futebol brasileiro na zona de rebaixamento para a Série B do Brasileirão 2023. Corinthians, segunda maior torcida do Brasil e o Internacional, que divide o Rio Grande do Sul com o Grêmio estão na zona de degola.