Publicada em 19/07/2023 às 14h07
Cacoal – Faltam cerca de 15 meses para as eleições municipais, quando serão eleitos e reeleitos prefeitos e vereadores. Em várias cidades de Rondônia o clima já é eleitoral, e os dirigentes partidários disputam a filiação de nomes em condições de somar votos para os partidos e elegerem a maioria de os vereadores. Em Cacoal, o prefeito Adailton Fúria (PSD) não tem um bom relacionamento com os vereadores, mas realiza um trabalho, que por enquanto está agradando a maior parte da população. Deverá concorrer à reeleição e o agrônomo Fernando Martins de Almeida, do PP, o Fernando Agrônomo, que disputou as eleições a vereador em 2016, e somou mais de 500 votos, mas não se elegeu, está entre os adversários de Fúria. É um nome em condições de promover uma boa disputa, mas certamente teremos mais adversários. Para Fúria, quanto mais candidatos, melhor, pois em Cacoal, não há segundo turno. Quem chegar com um voto a frente é o prefeito.
Fumaça – Rondônia e a região Norte são áreas de temperaturas sempre elevadas. Em média os termômetros marcam 30 graus. Mas desde o início da semana o calor extrapolou e na terça-feira (18) a temperatura chegou a 37 graus e sensação térmica de 42 graus. Nem mesmo o povo nativo está suportando tanto calor. E como estamos no verão amazônico (seca) o ar fica comprometido. Além da fumaça causada pelas queimadas criminosas, nem sempre derrubando árvores nativas, mas as pastagens, áreas há décadas utilizadas para a agropecuária, além dos malucos que tocam fogo no mato comprometem o meio ambiente. Fica muito mais em conta para os proprietários tocar fogo, que tratar a terra. O problema são as questões ambientais e pulmonares, que são agravados com a fumaça principalmente em crianças, idosos e pessoas com morbidades.
Enquete – Porto Velho tem hoje 21 vereadores, mas a partir das eleições de outubro do próximo ano o número de cadeiras subirá para 23, ou seja, para 2024 os portovelhenses elegerão dois legisladores a mais do que temos hoje. O RONDONIA DINÂMICA está realizando desde o início da semana uma enquete, para que o leitor aponte sua preferência pela reeleição dos 21 vereadores da capital. Enquetes e mesmo pesquisas, que são científicas, a cargos proporcionais (vereadores e deputados) nem sempre apresentam um quadro real, pois os votos são regionalizados e, para se ter uma noção global seriam necessárias pesquisas setorizadas e estimuladas com os nomes das pessoas identificando seus domicílios eleitorais. Mas uma enquete sempre apresenta a tendência do eleitorado na sua preferência de votos. A votação será encerrada na quinta-feira (20), às 12h.
PT – Hoje o nome de maior evidência do PT na capital é a ex-senadora Fátima Cleide. E provavelmente será o nome do partido para concorrer à sucessão municipal em outubro do próximo ano. Fátima foi candidata a deputada federal em 2022, e a quinta mais bem votada do Estado com 28.409 votos. Não se elegeu devido a legenda. Na capital somou 9.419 votos, a sétima mais bem votada. Votação maior que a de Ramon Cujuí, que concorreu a prefeito em 2020 e ficou na oitava colocação com 7.069 votos. Ele preside o diretório petista de Porto Velho. Fátima tem ótimo trânsito no governo federal (Lula da Silva) e sempre esteve à frente das ações petistas no Estado, desde quando o partido deu os primeiros passos em Rondônia, que teve como um dos grandes líderes o saudoso deputado federal Eduardo Valverde e o inesquecível Odair Cordeiro. Bons tempos...
PM - Hoje o site da Assfapom-Associação dos Praças e Familiares da PM e BM RO estampava como principal assunto o afastamento do comandante-geral da Polícia militar de Rondônia, coronel James Alves Padilha. O site também anunciava que o novo comandante será o coronel Régis Wellington Braguin Silvério. A substituição foi publicada na edição extraordinária do “Diário Oficial” do Estado de terça-feira (18). Há dias a coluna publicou, que havia enorme insatisfação com a atuação de Padilha no comando da PM, inclusive de deputados ligados ao governo do Estado. Apesar de Padilha ser amigo pessoal do governador Marcos Rocha (UB), a opção foi pela substituição, pois em política o refrão “manda quem pode, obedece quem tem juízo” é imperioso e deve ser seguido à risca.
Respigo
No próximo dia 26 ocorrerá no auditório da Embrapa de Porto Velho o lançamento do Projeto CarbCafé e Parceiros a partir das 15h. Participarão membros do Projeto Embrapa Territorial, Embrapa Rondônia e Parceiros +++ O ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, membro da Comissão de Saúde do Trabalhador, da CUT, está percorrendo o Estado fiscalizando as ações de Saúde no Estado, acompanhando membros do Ministério da Saúde. Na terça-feira (18) esteve em Vilhena e hoje está em Cacoal, fiscalizando, cobrando, exigindo +++ Na terça-feira a “molecada” do Corinthians fez bonito. Necessitava de um empate no Peru, contra o Universitário, pois tinha vencido o primeiro jogo em São Paulo por 1x0 +++ Mesmo com o Estádio Monumental “U” lotado e a torcida do Universitário apoiando durante todo o jogo o Timão venceu por 2x1. Destaque para o goleiro Carlos Miguel, que fez defesas difíceis e para os garotos, que calaram a torcida peruana.